Durante o torneio VIII
Taça Brasil de Beisebol Interclube Pré-Júnior 2013 –“Troféu Massaichi Izumi”–,
realizado nos dias 19 e 20/maio/2013, em Londrina – Pr., foram apresentadas
várias dúvidas sobre regras de beisebol.
1) Quando uma bola
arremessada atinge as mãos que estão segurando o “bat”, deve-se decidir que ela
teve contato com o “bat”? As mãos que estão empunhando o “bat” devem ser
consideradas parte desse equipamento?
Não. Quando
uma bola arremessada atinge as mãos que seguram o “bat”, deve-se aplicar a
regra como se ela tivesse tocado qualquer parte do seu corpo. Vide matéria
publicada neste blog, em 19/03/2013, com o título AFIRMAÇÕES FALSAS (1).
2) Num “run-down play”
(jogada de perseguição) entre a 3ª base e o “home plate”, o corredor foi
obstruído quando tentava retornar à 3ª base; ele deve ser mandado para “home”
ou deve ser autorizado a retornar à 3ª base?
No
beisebol, o corredor deve ser mandado para “home” –ao corredor obstruído deve
ser concedida pelo menos uma base além da última base tocada legalmente antes
da Obstrução. [Regra 7.06 (a)]
No
softbol, o corredor deve ser autorizado a voltar à base que estava ocupando
antes da Obstrução. Se, porém, ele for obstruído quando está avançando, será
autorizado a ir à base seguinte. (Regra 8 – Seção 7b, Regra 8 – EFEITO – Seção
7b)
3) Contagem de bolas
arremessadas: dois “strikes”. Não havia corredor(es) em base. O batedor chutou
a bola arremessada que estava passando à sua frente; ele deve ser
eliminado?
Deve ser
eliminado se, na opinião do árbitro, essa bola poderia ter passado na zona de
“strike”; do contrário, deve ser declarado um “ball”. A bola torna-se morta.
[Regra 6.08 (b) (2) – vide NOTA 2]
Se, porém, um lance assim ocorrer quando há corredor(es) em base, e o árbitro julgar que esse ato do batedor estorvou uma jogada do receptor sobre um corredor, será declarada uma Interferência da Ofensiva. O batedor será declarado “out” e os corredores não poderão avançar. [Comentário – Regra 6.06 (c)].
4) Quando o corredor da 3ª base estava avançando para “home”, o “base coach” deixou o “coach’s box” e correu em direção ao “home plate”. O corredor deve ser eliminado?
Deve ser eliminado se o árbitro julgar que esse ato do “coach” estorvou uma jogada sobre ele. [Regra 9.01 (c)].
5) O “base coach” atrapalhou um defensor que estava tentando apanhar um “foul fly” –a bola teve contato com ele (“base coach”) e desviou. Enquanto isso os corredores avançaram. Como o “coach” estava dentro do “coach’s box”, deve-se considerar que o lance foi normal?
Não. Deve ser declarada uma Interferência da Ofensiva. O batedor é “out” e os corredores têm de retornar a suas bases.
Regra 7.11: Os jogadores, “coaches” ou qualquer membro de uma equipe na ofensiva devem desocupar qualquer espaço (inclusive os dois “dugouts” ou “bullpens”) que seja necessário a um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida ou lançada. Se um membro da equipe na ofensiva (exceto um corredor) atrapalha um defensor que está tentando apanhar ou defender uma bola rebatida, a bola torna-se morta, o batedor é declarado eliminado e todos os corredores retornam às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.
6) Quando o arremessador estava tentando apanhar uma bola rebatida, o batedor-corredor colidiu com ele. Como o choque não foi intencional, o jogo deve prosseguir normalmente?
Não. O batedor-corredor deve ser eliminado pela falta cometida (Interferência da Ofensiva). O corredor é obrigado a desviar de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida. [Regras: 7.08 (b), 7.09 (j)]
Se, porém, um lance assim ocorrer quando há corredor(es) em base, e o árbitro julgar que esse ato do batedor estorvou uma jogada do receptor sobre um corredor, será declarada uma Interferência da Ofensiva. O batedor será declarado “out” e os corredores não poderão avançar. [Comentário – Regra 6.06 (c)].
4) Quando o corredor da 3ª base estava avançando para “home”, o “base coach” deixou o “coach’s box” e correu em direção ao “home plate”. O corredor deve ser eliminado?
Deve ser eliminado se o árbitro julgar que esse ato do “coach” estorvou uma jogada sobre ele. [Regra 9.01 (c)].
5) O “base coach” atrapalhou um defensor que estava tentando apanhar um “foul fly” –a bola teve contato com ele (“base coach”) e desviou. Enquanto isso os corredores avançaram. Como o “coach” estava dentro do “coach’s box”, deve-se considerar que o lance foi normal?
Não. Deve ser declarada uma Interferência da Ofensiva. O batedor é “out” e os corredores têm de retornar a suas bases.
Regra 7.11: Os jogadores, “coaches” ou qualquer membro de uma equipe na ofensiva devem desocupar qualquer espaço (inclusive os dois “dugouts” ou “bullpens”) que seja necessário a um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida ou lançada. Se um membro da equipe na ofensiva (exceto um corredor) atrapalha um defensor que está tentando apanhar ou defender uma bola rebatida, a bola torna-se morta, o batedor é declarado eliminado e todos os corredores retornam às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.
6) Quando o arremessador estava tentando apanhar uma bola rebatida, o batedor-corredor colidiu com ele. Como o choque não foi intencional, o jogo deve prosseguir normalmente?
Não. O batedor-corredor deve ser eliminado pela falta cometida (Interferência da Ofensiva). O corredor é obrigado a desviar de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida. [Regras: 7.08 (b), 7.09 (j)]
Sem comentários:
Enviar um comentário