Nenhum eliminado, corredor na 1ª e 2ª base. Lenny Dykstra do Phillies, ao executar um “bunt”, levantou um pequeno “fly” entre o montículo (“mound”) e a linha da 1ª base. O arremessador do Padres “mergulhou” em território “fair” para tentar apanhar a bola no ar, mas não conseguiu –a bola tocou a sua luva e desviou para o território “foul”. Nessa tentativa de defesa, o arremessador chocou-se com Dykstra e derrubou-o. Enquanto isso, o receptor Benito Santiago apanhou a bola e lançou-a ao defensor da 1ª base. Dykstra deve ser eliminado?
Não. No momento em que colidiu com Dykstra, sem estar de posse da bola, o arremessador cometeu uma Obstrução, e nesse caso a bola fica morta. Dykstra deve ser autorizado a ocupar a 1ª base e os outros corredores devem avançar às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução.
[Regras: 2.00 “OBSTRUCTION”, 7.06 (a)]
Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker
Se um lance como o apresentado acima ocorrer num jogo de softbol, será aplicada a Regra 8 – Seção 7b/1. A bola ficará morta. Ao batedor-corredor e a cada corredor afetado pela Obstrução será(ão) concedida(s) a(s) base(s) que, na opiniãodo árbitro, teriam alcançado se a defensiva não tivesse cometido a falta (Regra 8 – EFEITO – Seção 7b/3).
Sem comentários:
Enviar um comentário