Jogada 1: Rebatida “ground” ao campo interno. O corredor da 2ª base, achando que seria um “base hit” (rebatida indefensável), arrancou em direção à 3ª base. O interbases, porém, conseguiu efetuar a defesa e tocou-o quando ele estava passando na sua frente. Ocorre que, no momento do toque, a bola escapou de sua luva e foi ao solo. (O corredor chegou à 3ª base enquanto a bola continuava no chão.)
Jogada 2: Rebatida “ground” ao campo interno. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e fez um mau lançamento à 1ª base. O defensor da 1ª base apanhou a bola, com muita dificuldade, antes de o batedor-corredor pisar a base, mas não conseguiu mantê-la firmemente segura em sua luva –a bola foi ao solo. (O batedor-corredor alcançou a base enquanto a bola continuava no chão.)
Em ambos os casos o árbitro deve sinalizar a falha do defensor no momento em que a bola vai ao solo (apontar para a bola) e dizer com voz alta: “BOLA NO CHÃO!” ou “A BOLA CAIU!”. E quando o corredor alcança a base, deve declarar “SAFE!” e fazer o gesto correspondente.
*“TAG PLAY” (Jogada de Toque): Para eliminar o corredor, o defensor tem de tocá-lo com a bola.
*“FORCE PLAY” (Jogada Forçada): Para eliminar o corredor, o defensor tem de tocá-lo com a bola ou tocar a base para a qual ele é obrigado a avançar.
Sem comentários:
Enviar um comentário