sexta-feira, 16 de março de 2012

BATEDOR REBATE UMA BOLA COM UM OU AMBOS OS PÉS TOCANDO O “HOME PLATE”

O batedor pode rebater uma bola enquanto está com um ou ambos os pés tocando o “home plate”, desde que esse(s) pé(s) esteja(m) em contato com as linhas do “batter’s box”.  

Regra 6.06 (a): Um batedor é eliminado por ação ilegal quando rebate uma bola com um ou ambos os pés no solo completamente fora do “batter’s box”. 
As linhas que delimitam o “batter’s box” são consideradas dentro dessa área destinada ao batedor. Portanto, se o batedor rebate a bola enquanto seu(s) pé(s) está(ão) mantendo contato com essas linhas, a rebatida é válida, ainda que tal(is) pé(s) esteja(m) tocando o “home plate”.

Exemplo: O batedor prepara-se para executar um “bunt”.  Seu pé direito está tocando a linha do “batter’s box” e o “home plate”. Sua jogada é perfeita –a bola rebatida vai em direção á 3ª base e ele chega tranquilamente á 1ª base. A jogada é válida?
Sim. O batedor é “safe”. Ele seria eliminado se o pé não estivesse tocando a linha do “batter’s box”.  

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans

No softbol, o batedor é eliminado quando rebate uma bola com qualquer parte de um pé tocando o “home plate”.
(Regra 7 – Seção 6d)

Exemplo: Tentando evitar ser atingido pela bola arremessada --o arremesso descontrolado poderia acertar suas costas--, o batedor colocou ambos os pés sobre o “home plate”.  Nesse momento, a bola atingiu seu “bat” e rolou para o território “foul”. Como deve ser decidido este caso?
Quando o “bat” tem contato com a bola arremessada enquanto o batedor está com um ou ambos os pés tocando o “home plate”, o árbitro deve declarar uma Rebatida Ilegal, sem levar em consideração se esse(s) pé(s) estava(m) ou não em contato com as linhas do “batter’s box”.  O batedor é “out” e a bola torna-se morta.  

Regra 7 – Seção 6d: O batedor é eliminado quando rebate uma bola arremessada, com um ou ambos os pés em contato com o solo completamente fora das linhas do “batter’s box”, ou com qualquer parte de um pé tocando o “home plate”, independentemente de a bola rebatida ser “fair” ou “foul”.
Fonte: OFFICIAL SOFTBALL RULE CASE BOOK, editado pela JSA – Japan Softball Association (Associação de Softbol do Japão)

Sem comentários:

Enviar um comentário