quarta-feira, 28 de março de 2012

O DEFENSOR EQUIVOCOU-SE

Um eliminado, bases lotadas, rebatida fly para o campo interno. Era uma bola facilmente defensável pelo interbases. O árbitro da 2ª base declarou “INFIELD FLY!” e eliminou o batedor-corredor. Ocorre que o interbases, ao perceber que o defensor da 3ª base vinha a toda em sua direção, distraiu-se momentaneamente e acabou derrubando a bola. Os corredores, então, deixaram suas bases e arrancaram em direção às bases seguintes. O defensor da 3ª base apanhou a bola que estava rolando à sua frente e lançou-a ao defensor da 2ª base. Este recebeu o lançamento e, após pisar a base, jogou a bola ao arremessador achando que havia sido concretizada a terceira eliminação. O corredor foi declarado safe. O árbitro decidiu corretamente?

Sim. Como o batedor-corredor já estava eliminado pela regra de Infield Fly, o corredor da 1ª base não tinha a obrigação de desocupar a sua base. Portanto, para eliminá-lo o defensor da 2ª base teria de tê-lo tocado com a bola.

 [Beisebol – Regras: 2.00 “INFIELD FLY”, 2.00 “FORCE PLAY”, vide Regras 7.08 (c) e 7.08 (e)]

 (Softbol – Regras: 1 – Seção 35, 1 – Seção 56, vide Regra 8 – Seção 9b)

Sem comentários:

Enviar um comentário