segunda-feira, 12 de agosto de 2019

OBSTRUÇÃO OU INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA ?

A bola rebatida tocou o solo e pulou em direção à linha de “foul” entre o “home plate” e a 1ª base. No momento em que o receptor estava se preparando para efetuar a defesa, o batedor-corredor chocou-se violentamente com ele por trás e derrubou-o.
Quando o receptor e o batedor-corredor que está indo em direção à 1ª base têm contato no momento em que o primeiro está apanhando a bola, geralmente não há infração, e nada deve ser declarado. “Obstrução” por um defensor que está tentando apanhar uma bola deve ser declarada somente em casos muito flagrantes e violentos, porque as regras lhe dão o direito do caminho; porém, obviamente, tal “direito do caminho” não é uma permissão para, por exemplo, tropeçar intencionalmente num corredor, mesmo quando está apanhando a bola. Se o receptor está apanhando a bola, e qualquer defensor, incluindo o arremessador, obstrui um corredor que está indo à 1ª base, o árbitro deve declarar uma “Obstrução” e conceder a 1ª base a esse corredor.
[Comentário – Regra 6.01 (a) (10)]
No caso apresentado acima, como ocorreu uma colisão (violenta) por trás, o batedor-corredor deve ser eliminado em razão da falta cometida (Interferência da Ofensiva).
[Regras: 5.09 (b) (3),  6.01 (a) (10)]

Sem comentários:

Enviar um comentário