quinta-feira, 26 de março de 2015

FOI ANOTADO PONTO - INTERFERÊNCIA COMETIDA PELO ÁRBITRO DE “HOME” FOI DESCONSIDERADA

Corredor na 3ª base, um eliminado, contagem de bolas arremessadas: dois “strikes”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte, mas errou; a bola –não teve contato com o “bat”– bateu na luva do receptor e caiu. Vendo isso, o batedor correu para a 1ª base. O receptor recuperou a bola rapidamente, e quando levantou o braço para lançar ao defensor da 1ª base, sua mão esbarrou na máscara do árbitro (a bola foi ao solo novamente); mesmo assim, conseguiu eliminar o batedor-corredor.  Enquanto isso, o corredor da 3ª base pisou o “home plate”. Foi anotado ponto?
 
Sim, porque a jogada foi legal. (Como o receptor conseguiu eliminar o batedor-corredor, a Interferência do Árbitro foi desconsiderada.)

[Regras: 2.00 “INTERFERENCE” (c) (1), 5.09 (b) – vide NOTAS]

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans            
 
No softbol, quando o árbitro de “home” interfere na ação do receptor que está tentando eliminar um corredor, deve ser sinalizada uma Bola Morta Demorada (“Delayed Dead Ball”). A bola permanece viva até a conclusão da jogada. Se o corredor sobre o qual está sendo executada a jogada for declarado “out”, a eliminação será mantida, e a bola continuará viva; se for declarado “safe”, a bola ficará morta, e todos os corredores terão de retornar à última base que estavam ocupando no momento do lançamento.

(Regras: 1 – Seção 60b, 8 – Seção 8i, 8 – EFEITO – Seção 8i)

Sem comentários:

Enviar um comentário