sexta-feira, 24 de março de 2017

RECEPTOR DERRUBA A BOLA DO TERCEIRO “STRIKE”

Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”, contagem de bolas arremessadas (“ball count”): 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O batedor tentou rebater o arremesso seguinte –um “curveball”*–, fazendo um “swing”* grande,  porém não teve bom êxito. A bola passou sem ter contato com o “bat”, tocou a luva do receptor e foi para trás.  O corredor da 2ª base foi eliminado pouco antes de alcançar a 3ª base, o da 1ª base avançou à 2ª base, e o batedor conseguiu chegar à 1ª base. O jogo deve prosseguir com dois “outs” e corredor na 1ª e 2ª base?

Não. É “change”*, uma vez que o batedor já havia sido eliminado automaticamente.

[Beisebol: Regra 6.05 (c)]

(Softbol: Regra 7 – Seção 6m)

*“Curveball” é um arremesso que faz curva quando se aproxima do "home plate".

*"Swing" quer dizer girar, rodar etc. É o ato de girar (rodar) o "bat" para tentar rebater a bola arremessada.

*“Change” quer dizer mudança, alteração, variação etc. Usa-se esse termo quando as equipes se alternam no ataque e na defesa.

2 comentários:

  1. Dúvida ! Se nesse terceiro strike a bola toca na mão do receptor ela não fica viva e dá a chance do rebatedor alcançar a base ? Se eliminaram só o corredor da segunda para terceira pq aconteceu o terceiro out ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na jogada apresentada, a bola permanece viva e em jogo; ficaria morta se tivesse tocado o "bat" (nesse caso seria declarado um "FOUL BALL") ou o corpo do batedor.

      O batedor chegou à 1ª base, porém ele já havia sido eliminado automaticamente [Regra 6.05 (c)]. Com a eliminação do corredor da 2ª base e do batedor-corredor, foi completada a terceira eliminação.

      Eliminar