quarta-feira, 22 de outubro de 2014

REGRAS DE ANOTAÇÃO – ROUBO DE BASE E TENTATIVA DE ROUBO DE BASE

Rickey Henderson é um corredor de bases muito veloz.  Esta é uma das razões porque ele, em 1982, conseguiu 130 “steals” (roubos de base); é também uma das razões porque, no mesmo ano, foi eliminado 42 vezes tentando roubar base. Henderson gosta de afastar-se da base para avançar à base seguinte acompanhando os movimentos do arremessador.
 
Consideremos três possibilidades:
 
(1) Rickey é eliminado enquanto tenta retornar diretamente à base da qual se afastara. A eliminação deve ser anotada como uma tentativa de roubo?
 
Não.
 
(2) Ele é surpreendido fora da base, mas escapa de um “run-down play” (jogada de perseguição) e chega “safe” à base seguinte, deslizando. Deve ser creditado com um roubo?
 
Sim.
 
(3) Ele é surpreendido fora da base e tocado enquanto tenta alcançar a base seguinte. A eliminação deve ser anotada como uma tentativa de roubo?
 
Sim.
 
A segunda situação é coberta pela Regra 10.07 (c): Quando um corredor, ao tentar um roubo de base, ou após ser surpreendido fora da base, consegue evitar ser eliminado numa jogada de perseguição (“run-down play”) e avança para a base seguinte, sem o auxílio de um erro da defensiva, o anotador oficial deve creditar-lhe uma base roubada.
 
A terceira situação é coberta pela Regra 10.07 (h) (2): O anotador oficial deve imputar um “caught stealing” (eliminado roubando base) a um corredor se tal corredor é eliminado, ou teria sido eliminado não fosse um erro da defensiva, quando é surpreendido fora da base e tenta avançar (qualquer movimento em direção à base seguinte deve ser considerado como uma tentativa de avançar).
 
Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker           

Sem comentários:

Enviar um comentário