sexta-feira, 24 de outubro de 2014

QUEM DEVE SER DECLARADO ELIMINADO?

Corredor na 1ª base, um eliminado, rebatida “ground” na direção da 1ª base.  O defensor da 1ª base apanhou a bola, tocou o corredor –que não havia saído da base– e pisou a 'almofada' antes de o batedor-corredor alcançá-la. Como deve ser decidido este lance?
 
Ambos –corredor e batedor-corredor– devem ser declarados eliminados. O corredor foi eliminado no momento em que levou ‘tatti’* do defensor da 1ª base [Regra 7.08 (e)], e o batedor-corredor, quando o defensor pisou a base [Regra 6.05 (j)]. 
 
Regra 7.08 (e): Um corredor é eliminado quando, após ter sido obrigado a deixar a sua base porque o batedor se tornara um corredor, é tocado, ou a base seguinte é tocada, antes de ele chegar a essa base.
 
Regra 6.05 (j): Um batedor é eliminado quando, depois de um terceiro “strike”, ou após acertar uma rebatida “fair”, é tocado por um defensor antes de chegar à 1ª base, ou a 1ª base é tocada antes que ele a alcance.
 
Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans           
 
*‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch), que quer dizer toque, contato etc. Levar ‘tatti’, como costumamos dizer, é ser tocado com a bola firmemente segura na mão ou luva do defensor.

Sem comentários:

Enviar um comentário