sexta-feira, 17 de outubro de 2014

COLISÕES NO “HOME PLATE”

As colisões mostradas nos vídeos não são mais permitidas de acordo com a Regra 7.13, que a Comissão de Regras de Jogo da MLB – Major League Baseball tem adotado, experimentalmente, para a temporada de 2014.

 
 
Um corredor tentando anotar ponto não pode desviar do seu caminho direto para o “home plate”, com o intuito de colidir com o receptor (ou outro jogador cobrindo o “home plate”); se o árbitro julgar que o corredor tentando anotar ponto colidiu com o receptor (ou outro jogador cobrindo o “home plate”) dessa maneira, deverá declará-lo “out” (mesmo que o jogador que está cobrindo o “home plate” perca a posse da bola).

O ato de abaixar o ombro, ou empurrar o receptor com as mãos, cotovelos ou braços, pode ser interpretado como desvio do caminho para ir de encontro com o receptor, infringindo a Regra 7.13.

O corredor não será julgado ter transgredido a Regra 7.13 se colidir com o receptor ao tentar alcançar o “home plate” por meio de “sliding” (ato de deslizar) adequado. Um “sliding” deve ser considerado adequado, no caso de um “feet first slide” –o corredor desliza para tocar a base com os pés–, se nádegas e pés do corredor tocam o solo antes do contato com o receptor. No caso de um “head first slide” –o corredor desliza com a cabeça erguida e os braços esticados para tocar a base com as mãos– um corredor deve ser considerado ter deslizado adequadamente se seu corpo toca o solo antes do contato com o receptor.

Há quem ache que o receptor não mais pode bloquear o caminho do corredor que está tentando anotar ponto. É um equívoco; ele pode fazê-lo, desde que esteja de posse da bola ou esteja prestes a apanhar um lançamento [Regra 7.06 (b) – NOTA].

Vejam o que diz a Regra 7.13: A menos que esteja de posse da bola, o receptor não pode bloquear o caminho do corredor enquanto este está tentando anotar ponto. Se o árbitro achar que o receptor, sem estar de posse da bola, bloqueou o caminho do corredor, deverá declarar ou sinalizar que esse corredor é “safe”. A despeito do que foi dito acima, não ocorre uma violação desta Regra 7.13 se o receptor bloqueia o caminho do corredor a fim de apanhar um lançamento, e o árbitro decide que ele não conseguiria efetuar a defesa se não se posicionasse dessa forma, e que o contato com o corredor foi inevitável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário