segunda-feira, 23 de abril de 2012

CORREDOR EM CONTATO COM UMA BASE ESTORVA O DEFENSOR

Corredor na 2ª base, rebatida “fly” para as proximidades da 2ª base. Enquanto o interbases corria em direção à bola para efetuar a defesa, o corredor estava retornando à 2ª base. O corredor tentou evitar o defensor, mas uma colisão entre os dois foi inevitável –o choque ocorreu quando o corredor já estava sobre a base. Em razão disso, o interbases não conseguiu apanhar a bola.

Quem é “out”, o batedor, o corredor ou ambos?

Nessa jogada ninguém é “out”, já que o choque entre o interbases e o corredor da 2ª base foi acidental. O corredor deve ser declarado eliminado somente quando estorva o defensor intencionalmente.

Comentário – Regra 7.08 (b): Se o corredor está em contato com uma base conquistada legalmente quando estorva o defensor, ele não deve ser declarado eliminado, a menos que, na opinião do árbitro, tal estorvo –independente de ter ocorrido em território “fair” ou “foul”—tenha sido intencional. Se o estorvo for considerado intencional, o árbitro aplicará a seguinte penalidade: com menos de duas eliminações, eliminará ambos –o corredor e o batedor; com duas eliminações, eliminará o batedor.

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans

Sem comentários:

Enviar um comentário