quinta-feira, 5 de abril de 2012

MANUAL DE MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS

Está sendo disponibilizado o MANUAL DE MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS, criado pela Liga Mexicana de Beisebol.

Esta mecânica é usada nas categorias Pré-Jr. e acima. Não é indicada para as categorias Pré-Infantil e Infantil (nestas categorias o árbitro da 2ª base não interna).

Nas categorias Pré-Infantil e Infantil pode ser usada a mecânica "sem corredores em base".

Para visualizar o manual diretamente na Internet ou baixar para o seu computador, clique aqui.

Alberto Iwano
Secretário de Beisebol AAA

5 comentários:

  1. Katayama sensei, poderia fornecer todas as medidas de campo para todas as categorias?
    Grato
    MIlson

    ResponderEliminar
  2. Milson

    Favor especificar quais medidas deseja. As oficiais você encontra no Livro de Regras, e as de categorias menores, no Regulamento da CBBS (CT-3).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sensei duas duvidas aconteceram hoje no amistoso, o batter bateu a bola com a mão e foi foul, Isto é out se 2 strikes, girando o bata ou não??? e se for acertado na zona de strike somente segurando o bata.

      Segunda, interferencia do catcher no momento da batida.
      A penalidade é os lanas andarem ou o batta avançar?? se for um dos dois quem decide é o tecnico do ataque??

      Eliminar
    2. Milson

      Caso 1
      Se o caso citado por você aconteceu depois de
      2 “strikes”, o batedor é “out”. O batedor atingido pela bola arremessada --quando não gira o “bat”-- deve ser mandado à 1ª base se tiver tentado se esquivar da bola; do contrário, deve ser declarado um “ball”. Se o batedor é atingido pela bola arremessada, na zona de “strike”, deve ser declarado um “strike”; e se for o terceiro “strike”, ele será eliminado. Sempre que o batedor é atingido por um arremesso, a bola torna-se morta.

      Caso 2
      A bola permanece viva até a conclusão da jogada. O técnico da equipe na ofensiva tem o direito de optar pela aplicação da regra de Interferência da Defensiva –o batedor é mandado à 1ª base e os corredores retornam às suas bases de origem-- ou pelo resultado da jogada.

      Vale lembrar que se o batedor chegar à 1ª base por meio de um “hit” (rebatida indefensável), um erro, um “ball four” (quatro “balls”), um “hit by pitch” (‘detto booru’), ou de outra forma, e todos os demais corredores avançarem pelo menos uma base, a jogada prosseguirá sem levar em conta a falta cometida pelo receptor.

      Eliminar
    3. Muito obrigado sensei pelas respostas. Sempre acontece comigo estas duvidas durante o jogo. No segundo caso deixei o tecnico optar se gostaria dos lines andarem para marcar o ponto ou o batedor andar. Ele optou o ponto.

      Eliminar