O corredor da 1ª base iniciou a corrida para tentar um “steal” (roubo de base) no momento em que o arremessador levantou o pé livre e o direcionou ao “home plate”. O batedor acertou uma potente rebatida “ground”. A bola passou ao lado do arremessador e atingiu o corredor que acabara de chegar deslizando à 2ª base. (O corredor foi declarado “safe” e estava sobre a base quando a bola o atingiu.) Como deve ser decidido este lance?
De acordo com a Regra 7.08 (f), o corredor é “out” --ainda que esteja em contato com sua base--, exceto quando é atingido por um “Infield Fly”.
Regra 7.08 (f): Um corredor é eliminado quando é atingido, em território “fair”, por uma bola “fair” que não tenha tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou não tenha passado um defensor do campo interno, com exceção do arremessador. A bola torna-se morta e nenhum corredor pode anotar ponto, nem avançar, exceto aqueles que estejam forçados a fazê-lo. Vide Regras 5.09 (f) e 7.09 (k). EXCEÇÃO: Se um corredor que está tocando sua base for atingido por um “infield Fly”, ele não será eliminado, embora o batedor o seja.
Fonte: “DIAMOND CHALLENGE”, de Jim Evans
No softbol, o corredor não é eliminado quando é atingido por uma bola rebatida “fair” não tocada, enquanto está em contato com sua base, a menos que interfira, intencionalmente, no curso da bola, ou na ação de um defensor que está fazendo uma jogada. A bola torna-se morta ou permanece viva, dependendo da posição do defensor que está mais perto da base. (Regra 8 – Seção 10m – vide NOTA)
Sem comentários:
Enviar um comentário