O batedor acertou um “hit” (rebatida indefensável) em direção ao jardim direito (“rightfield”) e, quando corria entre a 1ª e a 2ª bases, deixou seu capacete cair. A bola lançada pelo jardineiro direito (“rightfielder”) atingiu esse capacete e desviou. Aproveitando-se disso, o batedor-corredor conseguiu chegar à 3ª base. Como deve ser decidido este lance?
Beisebol
Desde que o batedor-corredor não tenha derrubado o capacete, intencionalmente, o jogo deve prosseguir normalmente.
Se, na opinião do árbitro, um corredor derruba o capacete, ou atira-o contra uma bola rebatida ou lançada, com a intenção de interferir numa eventual jogada, esse corredor deve ser declarado “out”. A bola torna-se morta e cada corredor tem de retornar à última base tocada legalmente (no caso de bola rebatida, à base que estava ocupando no momento do arremesso, e no caso de bola lançada, à base que estava ocupando no momento da Interferência).
Se um jogador da defensiva tiver contato com o capacete caído no solo, e esse contato impedi-lo de executar uma jogada, a bola ficará morta, o jogador da ofensiva que estava usando o capacete será eliminado, mesmo que tenha pisado o “home plate”, e o ponto será anulado.
[Regra 3 – Seção 6f - EFEITO – Seção 6f (ii)-4]
Sem comentários:
Enviar um comentário