segunda-feira, 9 de setembro de 2019

“BALK”

Corredor na 1ª base. “Pickoff Play”*. O arremessador lançou ao defensor da 1ª base após mudar a posição do pé livre, ou seja, sem dar um passo na direção da base. Foi declarado um “balk”. O arremessador e o técnico reclamaram, mas a decisão foi mantida.

Clique aqui para ver o lance.

Se há corredor(es) em base, deve ser declarado um “balk” quando o arremessador, enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, não dá um passo diretamente em direção a uma base antes de lançar a essa base.

[Regra 6.02 (a) (3)]

Enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, o arremessador deve dar um passo diretamente em direção a uma base antes de lançar a essa base. Se um arremessador muda a direção do pé livre ou gira sobre esse pé, sem realmente dar um passo, ou vira o seu corpo e lança antes de dar o passo, o árbitro deve declarar um “balk”.

[Comentário – Regra 6.02 (a) (3)] 

Para dar o passo em direção a uma base, o arremessador tem de levantar o pé livre inteiro do solo e abaixá-lo num local diferente daquele de onde foi iniciado o movimento, e tal pé deve estar direcionado à base. O pé livre inteiro tem de ser movimentado numa direção, de forma que ele fique voltado para a base. Isto constituirá um passo. Ele não é autorizado a levantar o pé livre e trazê-lo de volta ao mesmo ponto de onde foi iniciado o movimento. Ao dar o passo, o calcanhar do pé livre não pode voltar ao mesmo ponto de onde o pé foi levantado.

(Manual do Árbitro / N.A.P.B.L. National Association of Professional Baseball Leagues )

*“Pickoff Play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pickoff Play” = ‘Kensei’.

Sem comentários:

Enviar um comentário