quarta-feira, 2 de novembro de 2016

MANEIRA DE DECLARAR UM ‘DEDDO BOORU’* (OU ‘DETTO BOORU’, COMO COSTUMAMOS DIZER)

O árbitro deve declarar <‘DEDDO BOORU’> e indicar a 1ª base com a mão esquerda. Mas, dependendo das circunstâncias (por exemplo, quando um corredor está avançando a uma base), deve declarar <‘DEDDO BOORU’>, levantando as mãos, e dizer que a bola está morta. Ainda, quando o batedor não adquire o direito de ir à 1ª base (isso ocorre quando a bola está na zona de “strike” quando o atinge, ou a bola está fora da zona de “strike” quando o atinge, e ele não tenta se esquivar da bola), deve declarar <“STRIKE” ou “BALL”> e, dependendo das circunstâncias, levantar os braços e dizer que a bola está morta.

Fonte: Manual editado pela Associação de Beisebol Nanshiki do Japão

*‘Deddo Booru’ vem do inglês “dead ball” (déd ból), que quer dizer bola morta. É uma bola que fica fora de jogo por causa de uma suspensão temporária da partida determinada legalmente. No beisebol japonês e brasileiro esse termo é usado para designar aquele lance em que o batedor atingido por um arremesso adquire o direito de ir à primeira base, sem o risco de ser eliminado. 'Deddo Booru' = "Hit by Pitch".

Quando um batedor leva um ‘DEDDO BOORU’, o árbitro de “home” deve sinalizar a ocorrência –bater o antebraço esquerdo com a mão direita aberta—e indicar a 1ª base com a mão esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário