terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BATEDOR REBATE UM ARREMESSO USANDO “BAT” MODIFICADO

Nenhum eliminado, corredor na 1ª e na 2ª bases. A bola rebatida foi rolando em direção à 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e tentou um “double play” (jogada dupla) --pisou a “almofada” e lançou rapidamente à 1ª base--, mas não conseguiu; o batedor-corredor foi declarado “safe”. No momento da rebatida o “bat” se partiu em dois, e o árbitro descobriu que ele havia sido alterado. O batedor foi declarado eliminado por ação ilegal e expulso do jogo; o corredor da 1ª base retornou; a eliminação na 3ª base foi mantida; e o jogo teve prosseguimento com dois eliminados e corredor na 1ª base.

Decisão correta. Foi aplicada a Regra 6.06 (d), que diz: Um batedor é eliminado por ação ilegal quando usa ou tenta usar um “bat” que, na opinião do árbitro, tenha sido alterado ou modificado ilegalmente com o propósito de melhorar o fator distância ou causar uma reação anormal na bola. Não será permitido nenhum avanço nas bases, e qualquer eliminação feita durante uma jogada será mantida. Além de ser declarado eliminado, o jogador deve ser expulso do jogo e pode estar sujeito a penalidades adicionais determinadas pelo Presidente da Liga.

Comentário – Regra 6.06 (d): Um batedor será julgado como se tivesse usado ou tentado usar um “bat” ilegal se ele leva tal “bat” para dentro do “batter’s box”.

No softbol, o batedor é eliminado quando: (1) entra no “batter’s box” com um “bat” alterado*, ou é descoberto usando um “bat” alterado --neste caso, o jogador, além de ser declarado eliminado, deve ser também expulso do jogo; (2) entra no “batter’s box” com um “bat” ilegal*, ou é descoberto usando um “bat” ilegal.  

(Regra 7 – Seção 6b-c)

*“Bat” alterado é um “bat” legal cuja estrutura física está modificada.

(Regra 1 – Seção 1)

*“Bat” ilegal é aquele que não atende às especificações da Regra 3 – Seção 1 (“BAT” OFICIAL).

(Regra 1 – Seção 42)

 Tanto no beisebol como no softbol o “bat” irregular deve ser retirado do jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário