quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SUBSTITUIÇÃO NÃO ANUNCIADA

Um “out”, corredor na 2ª base. O batedor de emergência (“pinch hitter”) acertou uma rebatida indefensável (“hit”) na direção do jardim central (“centa”*). O corredor da 2ª base anotou ponto e o batedor-corredor chegou a salvo à 2ª base. Como a substituição do batedor não fora anunciada, o técnico da equipe na defensiva reclamou e pediu a anulação da jogada. O árbitro deve aceitar a reclamação? 

Beisebol

Não. O batedor substituto não anunciado é considerado dentro do jogo quando ocupa sua posição no “batter’s box”. Qualquer jogada realizada por/sobre ele é legal.

[Regras: 3.08 (a) (2), 3.08 (b)]

Softbol

Sim. O substituto não anunciado deve ser “Declarado Desqualificado” e eliminado. O corredor da 2ª base tem de retornar à base que estava ocupando no momento do arremesso.   

(Regra 4 - Seção 8b – EXCEÇÃO  - Seção 8b-1)

* ”Centa” vem de “center” do termo “centerfield”.

Sem comentários:

Enviar um comentário