terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

JOGADA 'MALANDRA'

Nenhum eliminado, corredor na 1ª base. O batedor acertou um “ground” (bola rebatida que vai rolando ou pulando sobre o solo) na direção da 2ª base. O interbases (“shortstop”) posicionou-se sobre a 'almofada' da 2ª base e estava preparado para receber a bola. O defensor da 2ª base efetuou a defesa, mas vendo que não haveria tempo nem para lançar a bola ao companheiro nem para pisar a base, optou por uma jogada 'malandra': colocou a bola –sem soltá-la de sua mão- dentro da luva do interbases e, em seguida,  fez o lançamento à 1ª base. O batedor-corredor foi declarado “out”.  Houve jogada dupla?
Não. O corredor da 1ª base não foi eliminado na 2ª base. Isso porque o interbases não manteve a bola firmemente segura em sua luva enquanto tocava a base, conforme manda a regra –o defensor da 2ª base apenas encostou a bola na sua luva. O batedor-corredor é “out”, mas o corredor da 1ª base permanece na 2ª base.
(Regra 2.00 “TAG”)
Fonte: EL BEISBOL – Arbitros en el Terreno, de Humberto Vázquez
ooo 0 ooo
Esse lance ocorreu num jogo de beisebol. Se acontecer num jogo de softbol, será aplicada a Regra 1 – Seção 62b.

Sem comentários:

Enviar um comentário