sábado, 26 de fevereiro de 2011

"FOUL TIP" OU "FOUL BALL"?

Aconteceu num jogo de beisebol. Contagem de bolas (“ball count”): 0–2 (nenhum “ball”–dois “strikes”). O batedor girou o “bat” para tentar rebater o arremesso seguinte, mas não teve bom  êxito. A bola triscou o “bat” e foi para trás; e ao ter contato com a luva do receptor (“catcher’s mitt”) pulou e bateu na sua máscara. Em seguida, o receptor agarrou-a antes que ela tocasse o solo. O árbitro de “home”, corretamente, declarou um “foul tip” e eliminou o batedor.
Muitos que assistiram ao jogo, porém, não concordaram com essa decisão. Para eles o árbitro deveria ter declarado um “foul ball” (argumento: o receptor não efetuou uma pegada legal). (E ficaram discutindo sobre o assunto por muito tempo.)
Para evitar dúvida num caso como este, basta consultar as Regras 2.00 “FOUL TIP” e 6.05 (b).
Vamos a essas regras:
Regra 2.00 “FOUL TIP”: É uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat” às mãos do receptor e é agarrada legalmente. Se a bola vai do “bat” ao corpo, máscara ou protetor do receptor e, no rebote, é agarrada antes que toque o solo, a pegada não é legal, a menos que ela tenha tocado primeiro a sua mão ou a luva. Se a bola não for agarrada legalmente, será um “foul ball”, e não um “foul tip”.  Qualquer “foul tip” é um “strike”. A bola permanece em jogo.
Regra 6.05 (b): Um batedor é eliminado quando o terceiro “strike” é agarrado legalmente pelo receptor. Comentário: “Agarrado legalmente” significa que a bola entrou na luva do receptor, sem tocar o solo. A pegada não é legal se a bola se aloja na roupa ou equipamento do receptor; ou se ela toca o árbitro e, em seguida, é apanhada pelo receptor, no rebote. Um “tip” (bola arremessada que trisca o “bat”) toca primeiro a luva do receptor e, em seguida, bate no seu corpo ou protetor; se ele apanhar a bola com ambas as mãos contra o seu corpo ou protetor antes que ela toque o solo, será um “foul tip”, um “strike”, portanto; e se for o terceiro “strike”, o batedor será eliminado.
Se um lance assim ocorrer no softbol, será aplicada a Regra 7 – Seção 6l. Ver Regras: 1 – Seção 39 e 7 – Seção 4c)
ooo 0 ooo        
Quando ocorre um “foul tip”, o árbitro de “home” deve sinalizar que a bola roçou levemente o “bat”. E isso antes de declarar “STRIKE!” e fazer o gesto correspondente.
Luva do receptor = “kyatti mitto” = “catcher’s mitt”.
Contagem de bolas = “booru kaunto” = “ball count”.

Sem comentários:

Enviar um comentário