quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A BOLA ESCAPA DA MÃO DURANTE OS MOVIMENTOS DE ARREMESSO

Corredor na 1ª base. Quando o arremessador estava fazendo os movimentos de arremesso, a bola escapou de sua mão. Vendo isso, o corredor tentou avançar à 2ª base. O arremessador apanhou a bola, que estava caído nas proximidades do “pitcher’s plate”, e lançou-a à 2ª base. O corredor foi tocado pelo 'shooto'*  antes de alcançar a 'almofada'. Como deve ser decidido este lance?
*'Shooto' vem do inglês “shortstop”.
Beisebol
Como havia corredor em base e a bola não cruzou a linha de “foul”, é “balk”. O corredor deve ser autorizado a avançar uma base, sem o risco de ser eliminado.
[Comentário – Regra 8.01 (d)]
Softbol
Se o árbitro julgar o lance como uma casualidade, a partida terá prosseguimento normal. Será contado um “ball” ao batedor e o corredor será declarado eliminado porque a bola permanece em jogo. Se, porém, a ocorrência tiver sido provocada intencionalmente –o arremessador não deve derrubar a bola, ou fazê-la rolar ou saltar, intencionalmente, a fim de evitar que ela seja rebatida-, será declarado um Arremesso Ilegal; o corredor será autorizado a avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, e ao batedor será contado um “ball”.
(Regra 6 – Seção 3m, Regra 6 – Seção 11, Regra 6 – EFEITO – Seções 1 – 7)

Sem comentários:

Enviar um comentário