terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"INFIELD FLY" E BOLA "FLY" DERRUBADA INTENCIONALMENTE

A regra de “Infield Fly” deve ser aplicada na seguinte situação: (a) há menos de duas eliminações; (b) há corredor na 1ª e 2ª ou 1ª, 2ª e 3ª base; (c) o batedor levanta um “fly” (bola rebatida para o ar) para o território “fair”, que pode ser apanhado por um defensor do campo interno (“infielder”) mediante um esforço normal. O arremessador, o receptor e qualquer defensor do campo externo (“outfielder”) que tenha se posicionado no campo interno (“infield”), na jogada, devem ser considerados defensores do campo interno para os propósitos desta regra.
A regra de bola “fly” derrubada intencionalmente deve ser aplicada na seguinte situação: (a) há menos de duas eliminações; (b) há corredor na 1ª, 1ª e 2ª, 1ª e 3ª ou 1ª, 2ª e 3ª base; (c) um defensor do campo interno derruba, intencionalmente, um “fly” ou “line drive” (bola rebatida que vai em linha reta, com força, sem tocar o solo) que poderia ser apanhado mediante um esforço normal, em território “fair”. O arremessador, o receptor ou um defensor do campo externo posicionado no campo interno serão tratados como defensores do campo interno. Já o defensor do campo interno posicionado no campo externo, desde o início, não será considerado um defensor do campo interno.
Frequentemente estas duas regras são confundidas. Vejamos as diferenças:
a)      Regra de “Infield Fly”: (1) “line drive” e “fly ball” resultante de “bunt”  não são incluídos; (2) a 1ª e 2ª, ou 1ª, 2ª e 3ª base devem estar ocupadas; (3) o batedor é eliminado automaticamente, ainda que o defensor não toque a bola; (4) a bola permanece em jogo; (5) os corredores podem avançar, correndo o risco de serem eliminados.

b)      Regra de bola “fly” derrubada intencionalmente: (1) “line drive” e “fly ball” resultante de “bunt” são incluídos; (2) a 1ª base deve estar ocupada (pode haver corredor na 1ª e 2ª,  1ª e 3ª ou 1ª, 2ª e 3ª base); (3) o batedor é eliminado somente quando o defensor tem contato com a bola; (4) a bola torna-se morta; (5) os corredores têm de retornar às bases que ocupavam no momento do arremesso.

[Beisebol – Regras: 2.00 “INFIELD FLY”, 6.05 (e), 6.05 (l)]
(Softbol – Regras: 1 – Seção 56, 1 – Seção 59, 8 – Seção 2e,  8 – Seção 2l)  

Sem comentários:

Enviar um comentário