domingo, 6 de fevereiro de 2011

"FAIR" OU "FOUL"?

O primeiro batedor do “inning” acertou uma rebatida forte. A bola passou sobre a 3ª base, em voo, e tocou o solo, em território “foul”. Ocorre que, devido à irregularidade do terreno, ela desviou para o território “fair” e passou por cima do “refuto”* (jardineiro esquerdo). Enquanto isso, o batedor-corredor chegou à 2ª base. Essa rebatida é considerada “hia booru”* (bola rebatida válida)?
Não. Quando uma bola rebatida “in flight” (em voo) cai primeiro em território “foul” além da 1ª ou 3ª base, é “foul ball”, independentemente de onde ela pare (em território “foul” ou “fair”).
(Beisebol: Regra 2.00 “FOUL BALL”)
[Softbol: Regra 1 – Seção 37 (c)]
* “REFUTO” (o R não tem o som aspirado) vem de “left” do termo “leftfielder”.
* “HIA BOORU”. Por que nós, brasileiros, dizemos que uma bola rebatida válida é “HIA BOORU”, ou simplesmente “HIA” ?
Aqueles que não conhecem a origem do termo “HIA” acreditam, equivocadamente, que ele  vem do inglês “HERE” (hiar), que quer dizer AQUI; eles acham que, quando o árbitro aponta para o território “fair” para sinalizar que uma bola rebatida para as proximidades das linhas de “foul” é válida, está indicando “HERE”, ou seja, “AQUI”, para mostrar o local onde a bola caiu, parou ou teve contato com um defensor.
Não é nada disso. “HIA” vem de “HUEA” –é assim que os japoneses pronunciam o termo “FAIR”.
O H de “HIA BOORU”, “HIA” e “HUEA” tem o som aspirado.
DECISÃO: “FAIR” OU “FOUL”

a) ÁRBITRO DE “HOME”: Deve tirar a máscara do rosto e dar alguns passos à frente, para acompanhar a trajetória da bola rebatida. Quando a bola vai rolando ou saltando rente à linha de “foul”, deve segui-la movimentando-se sobre a linha de “foul”. Para observar a jogada, deve posicionar-se sobre a linha de “foul” (tendo a linha entre as pernas). Nesse momento, deve estar com as mãos colocadas acima dos joelhos. Se a decisão for “fair”, deve manifestar-se somente através de gesto (apontar para o território “fair”, com a mão direita ou esquerda); não deve declarar “FAIR BALL”! ou “FAIR”!. Se a decisão for “foul”, deve estender ambos os braços à frente do seu corpo, ligeiramente acima e para fora dos seus ombros, com a mão direita aberta e segurando a máscara com a mão esquerda.  Deve declarar “FOUL BALL”! ou “FOUL”! e apontar para o território “foul”, com a mão direita ou esquerda.

b) ÁRBITRO DA 1ª/3ª BASE: Deve ir atrás de bolas rebatidas para as proximidades da linha de “foul”. Sempre que possível, deve parar sobre a linha de “foul” (tendo a linha entre as pernas), para acompanhar a trajetória da bola e dar a sua decisão. Nesse momento, deve estar com as mãos colocadas acima dos joelhos. Se a decisão for “fair”, deve apenas apontar para o território “fair”, com a mão direita ou esquerda. Se a decisão for “foul”, deve fazer o gesto correspondente (o mesmo do árbitro de “home”) e declarar “FOUL BALL”! ou “FOUL”!. Em seguida, deve apontar para o território “foul”, com a mão direita ou esquerda.


Sem comentários:

Enviar um comentário