quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

"PITCHING" (TÉCNICAS DE ARREMESSO) PARA GANHAR O JOGO - 5

Trabalho elaborado por MAMORU ABE (Voluntário sênior da JICA para a comunidade nikkei)

e) Treinamento para todas as situações

O arremessador nem sempre está em forma, assim como nem todos os campos reúnem as melhores condições. Mas não se pode alterar a data do jogo por sua conveniência, nem deixar de arremessar porque não está bem. Daí a importância de treinar habitualmente pressupondo todas as situações possíveis.

Sob o aspecto do ambiente de jogo, devemos considerar, em primeiro lugar, as condições do solo do campo de jogo (verificar se o solo é duro ou macio), a direção do vento, chuva, etc.. Quando vai treinar “pitching”, não o faça sempre no mesmo lugar; de vez em quando, experimente arremessar posicionando-se num ponto diferente do campo. Poderá, assim, adaptar-se à diferença do chão que pisa, à diferença do campo de visão. Nos dias ventosos, teste o comportamento de sua bola conforme a direção do vento (a favor ou contra). E como o jogo não é interrompido mesmo quando chove, é bom treinar também sob chuvisco (não é necessário fazê-lo sempre), pois assim aprende o modo de dar o passo ou de segurar a bola nessa situação.

Há um outro fator a ser considerado: é sobre as “condições” do arremessador no dia D. Mas o arremessador não deve se preocupar tanto com isso. O importante é que ele se inteire da velocidade, do controle e do grau de efeito da bola nesse dia. Não adianta usar muita força se a bola não está desenvolvendo boa velocidade, ou se o controle não está bom, nem ficar impaciente quando não está conseguindo dar o efeito desejado nos arremessos. Não é sempre, mas o arremessador pode ganhar um jogo, mesmo não estando em boas condições. Antes de assumir a sua posição no “pitcher’s plate”, verifique o desempenho de seus arremessos nesse dia e encontre a saída para a situação. Fazendo os arremessos com capricho, o desempenho dos arremessos pode melhorar durante o desenrolar do jogo.

Para não sofrer a influência dos fatores acima, é necessário aprender, no dia-a dia, como arremessar sob as mais variadas condições. Esse “ajuste” é de fundamental importância.

Sem comentários:

Enviar um comentário