sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

"PITCHING" (TÉCNICAS DE ARREMESSO) PARA GANHAR O JOGO - 7

 Trabalho elaborado por MAMORU ABE (Voluntário sênior da JICA para a comunidade nikkei) 

2. “Pitching” durante o jogo real

a) “Pitching" para ganhar o jogo

O arremessador tem de efetuar o próximo arremesso dentro de 20 segundos após receber a bola do receptor. Além disso, nesse intervalo de tempo, terá de escolher o tipo de bola que vai arremessar, analisando não só o batedor, como também a situação em que ele próprio se encontra. Para ganhar o jogo, não se pode arremessar uma bola sequer sem fazer tal análise (de qualquer jeito).

b) Pensar no campeonato como um todo

Existem campeonatos que terminam em um dia, outros, em dois dias, e mais outros que duram três dias, conforme a estrutura da competição. De qualquer forma, se está participando para ganhar, deverá disputar a primeira partida de cada dia, considerando, em primeiro lugar, que vai jogar até o fim. Deverá esforçar-se em cada partida, mas é preciso entender que ela é uma parte de todo o campeonato.

Se desperdiçar energia numa partida e perder o jogo seguinte devido ao cansaço, todo o esforço terá sido em vão. Portanto, se a equipe adversária for fraca, deverá jogar usando moderadamente a força, não no sentido de relaxar ou descuidar, mas para fazer exatamente o suficiente para vencer a partida.

c) Pensar naquela partida

Imaginemos que uma partida se divide em três etapas: primeira parte, o meio e a parte final. Mas como o jogo de softbol consiste de sete “innings”, seria mais apropriado dizer que se divide em primeira metade e segunda metade. Se compararmos a uma montanha, será mais fácil transpor se o dividimos em três etapas. O importante é iniciar bem a partida e segurar os primeiros “innings”. Na altura do quinto/sexto “inning”, o arremessador começa a se cansar, ao mesmo tempo que os batedores adversários começam a se acostumar com os seus arremessos. É o momento em que passa a ser exigida a resistência (espiritual e física), para não se deixar vencer, e a criatividade na variação de bolas. Para tanto, é preciso ter em mente que enfrentará cada batedor, pelo menos, três vezes, a menos que seja um jogo perfeito.

d) Enfrentar o mesmo batedor três vezes

Se conseguir que nenhum corredor alcance uma base, enfrentará o mesmo batedor três vezes, do primeiro ao terceiro, e duas vezes, do quarto em diante, mas isso não é tão fácil de acontecer. Como enfrentará os primeiros batedores, pelo menos, três vezes, é preciso levar isso em conta.

Mesmo que vença o primeiro jogo, haverá ainda o segundo jogo, o terceiro jogo. Deverá fazer a variação de bolas pensando no jogo seguinte e memorizá-la. Todo jogo tem um ponto decisivo. A localização desse ponto decisivo difere de jogo para jogo, mas para decidir a partida nesse ponto não há necessidade de arremessar todas as bolas dando o máximo de si e mostrar todas as habilidades suas. Se for capaz de utilizar a variação de bolas e os tipos de arremesso inesperados no momento decisivo, ficará fácil de jogar.

Sem comentários:

Enviar um comentário