segunda-feira, 28 de maio de 2018

OBSTRUÇÃO

Obstrução é o ato de um defensor que, sem estar de posse da bola e sem estar em ação para apanhar a bola, impede o avanço de um corredor.

Quando um corredor comete tal infração a bola fica morta imediatamente. Correto?

Beisebol

Não. A bola fica morta imediatamente somente quando o corredor é obstruído enquanto está havendo uma jogada sobre ele, ou quando o batedor-corredor é obstruído antes de alcançar a 1ª base.

Quando o corredor é obstruído enquanto não está havendo uma jogada sobre ele, a bola continua viva. O árbitro deve permitir que o jogo prossiga até que todas as ações estejam concluídas; em seguida, deve declarar “TIME” e impor as penalidades –se houver– que, na sua opinião, anularão o ato da Obstrução.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS/“OBSTRUCTION”, Regra 6.01 (h) (1) e (2)]

Softbol

Deve ser sinalizada uma Bola Morta Demorada ("Delayed Dead Ball"). A bola continua viva até que a jogada seja concluída. Se o corredor obstruído for eliminado antes de chegar à base que teria alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução, será declarada uma bola morta. Ao corredor obstruído, e a cada um dos corredores afetados pela Obstrução, será concedida a base (ou bases) que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se a defensiva não tivesse cometido a falta. Se o árbitro achar que há justificativa, o jogador da defensiva que faz uma simulação de toque poderá ser expulso do jogo. Um corredor obstruído nunca pode ser eliminado entre as duas bases onde ocorreu a Obstrução.

(Regras: 1 – Seção 66, 8 – Seção 7b, 8 – EFEITO – Seção 7b – vide EXCEÇÕES e NOTA )

Sem comentários:

Enviar um comentário