sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ARREMESSADOR MUDA A POSIÇÃO DO PÉ DE APOIO SOBRE O “PITCHER’S PLATE” E LANÇA À 1ª BASE

Arremessador na Posição “Set” mudou a posição do pé de apoio sobre o “pitcher’s plate” e, com um lançamento “snap”*, tentou eliminar o corredor que estava distraído, fora da base. O árbitro declarou um “balk”.
 
Decisão correta. Para lançar à 1ª base sem sair do “pitcher’s plate”, o arremessador pode mudar a posição do pé de apoio sobre a placa, desde que o faça ao mesmo tempo que dá um passo em direção à base com o pé livre. Se fizer o lançamento direcionando o pé livre à base após ter mudado a posição do pé de apoio sobre o “pitcher’s plate”, será “balk”.

[Regra 8.01 (c) – vide Comentário e  NOTA]

*Lançamento “snap” = Bola lançada só com movimento do punho.

Sem comentários:

Enviar um comentário