sexta-feira, 13 de abril de 2018

CORREDOR CHEGA DESLIZANDO A UMA BASE

Clique aqui para ver os lances.

Em jogadas como as mostradas no vídeo, o árbitro deve orientar-se pela intenção do corredor. Se, na sua opinião, a Interferência foi cometida propositalmente e de forma deliberada, com clara intenção de impedir que a defensiva tenha oportunidade de fazer uma jogada dupla, deve eliminar o corredor e o batedor-corredor; caso contrário, deve eliminar somente o corredor. Se um corredor já eliminado estorva ou impede uma jogada subsequente sobre outro corredor, o corredor-alvo dessa jogada deve ser declarado eliminado. (Ao deslizar para uma base, o corredor deve ser capaz de alcançá-la com sua mão ou pé.)

(Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. National Association of Professional Baseball Leagues)

Um batedor é eliminado quando, na opinião do árbitro, um corredor precedente interfere, intencionalmente, na ação de um defensor que está tentando apanhar um bola lançada, ou está iniciando um lançamento numa tentativa de completar alguma jogada.

[Regra 5.09 (a) (6.05) (13)]

O objetivo desta regra é punir a equipe na ofensiva por ação deliberada, injustificada e antidesportiva de um corredor que, em vez de tentar alcançar a base, deixa a linha de base com o evidente propósito de colidir com o defensor que está intermediando uma jogada dupla. Obviamente, esta é uma jogada cuja decisão depende da apreciação do árbitro. [Vide Regra 6.01 (j).]

[Comentário  Regra 5.09 (a) (13)/Comentário  Regra 6.05 (m)]

Se um corredor já eliminado comete tal Interferência, deve-se aplicar a Regra 6.01 (a) (5) [Regra 7.09 (e)].

Sem comentários:

Enviar um comentário