quinta-feira, 9 de junho de 2011

BOLA REBATIDA FICA PRESA NA PLANTA QUE COBRE O MURO OU TOCA AS FOLHAS DESSA PLANTA

O estádio Wrigley Field pode causar aos árbitros uma série de problemas. O muro do campo externo (“outfield”) está coberto com plantas trepadeiras, e algumas vezes interfere em jogadas durante a partida. Vejamos a seguir as duas possibilidades: (1) suponhamos que a bola rebatida fique presa na planta trepadeira; (2) suponhamos que a bola rebatida toque levemente as folhas da planta trepadeira antes de um defensor do campo externo (“outfielder”) apanhá-la no ar.  Qual é a decisão?

Na primeira situação, devem ser concedidas duas bases ao batedor (“ground-rule double”); na segunda situação, deve-se decidir que o defensor do campo externo efetuou uma pegada legal.
ooo 0 ooo
Warren Cromartie do Expos de Montreal correu a toda velocidade na direção do muro, deu um salto e desviou a bola para o ar tocando-a com sua luva. Em seguida, agarrou-a na altura da cintura antes de ela tocar o solo. Herman Franks, o técnico de Cub, disse que a bola, na sua trajetória para baixo, tocou algumas folhas, razão porque a pegada não deveria ser considerada legal. O árbitro Andy Olsen discordou e acrescentou que, como não houve desvio grande da bola em decorrência do contato com as folhas, sua decisão é que houve pegada legal. E disse: “Foi uma boa pegada!”.

Se a bola tivesse desviado muito, a decisão teria sido diferente; seria uma rebatida de duas bases (“ground-rule double”) e não um “catch”.

[Regras: 2.00 “CATCH”,  6.09 (f) e 7.05 (f)]

Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker
ooo 0 ooo
 
Temos utilizado campos em que há galhos de árvores invadindo áreas de jogo. Para solucionar eventuais problemas que podem surgir com bolas rebatidas que ficam  presas em tais galhos, ou têm contato com eles, o árbitro principal deve elaborar e fazer cumprir um regulamento especial de campo que ele julgue necessário. (O critério que o árbitro Andy Olsen usou na sua decisão sobre a bola “fly” que teve contato com as folhas poderia ser adotado nesse regulamento.) Vide Regra 3.13.

Sem comentários:

Enviar um comentário