quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CONCESSÃO DE BASES

Beisebol
No momento em que o arremessador estava sobre o “pitcher’s plate” preparando-se para arremessar, o corredor da 1ª base arrancou em direção à base seguinte. Quando ele chegou à 2ª base, o arremessador já havia iniciado efetivamente seu movimento de arremesso. A bola arremessada (foi um “wild pitch”) passou pelo receptor e ficou presa no ‘bakkunetto’ *. O corredor deve ser mandado à 3ª base?

Não. A concessão de uma base deve ser feita a partir da base que o corredor ocupava no momento do arremesso, ou seja, a partir da 1ª base. Esse corredor seria considerado ocupante da 2ª base se a tivesse alcançado antes de o arremessador iniciar seu movimento de arremesso. O movimento de arremesso é definido como qualquer gesto que obriga o arremessador a jogar a bola ao batedor. O “stretch” (movimento preliminar natural antes de assumir a Posição “Set”) não é considerado o início do movimento de arremesso.

[Regra 7.05 (h)]

* ‘Bakkunetto’ vem do inglês “back net”; significa rede/tela de trás.  É a barreira situada a 60 pés (18,288m) atrás do “home plate”. O mesmo que “backstop”.  

Sem comentários:

Enviar um comentário