quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DEFENSOR POSICIONADO EM TERRITÓRIO “FOUL”

O defensor da 1ª base posicionado em território “foul” foi avisado pelo árbitro da 1ª base sobre a irregularidade, mas permaneceu no mesmo lugar. Há alguma penalidade?

Beisebol
Se o árbitro perceber que um defensor se encontra nessa situação, deverá adverti-lo imediatamente. O árbitro, porém, não deve insistir para que o defensor fique com ambos os pés em território “fair”, a menos que a equipe na ofensiva reclame. Se houver reclamação, o árbitro terá de agir de acordo com a regra, e a exigência, então, valerá para ambas as equipes. Se ocorrer uma jogada antes da advertência do árbitro, as ações resultantes não devem ser anuladas, com o argumento de que houve uma infração de regra, a menos que a equipe na defensiva leve alguma vantagem em razão do posicionamento irregular do defensor.

[Regra 4.03 – vide NOTA, Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues – Seção 1 (item 1.15)]

Softbol
O arremessador não deve efetuar um arremesso enquanto todos os jogadores da defensiva, exceto o receptor --que tem de ficar no “catcher’s box”--, não estejam posicionados em território “fair”. PENALIDADE: Arremesso Ilegal. Se o arremesso não for rebatido, será concedido um “ball” extra ao batedor e os corredores avançarão uma base.

[Regra 6 – Seção 4a, Regra 6 – EFEITO – Seções 1 – 7 (1) – vide EXCEÇÕES]

Sem comentários:

Enviar um comentário