domingo, 30 de janeiro de 2011

POSICIONAMENTO DO ÁRBITRO DA 1ª BASE - JOGADA FORÇADA NA 1ª BASE

                                       
Beisebol
Em jogada forçada na 1ª base, o árbitro da 1ª base deve movimentar-se para chegar a uma posição que lhe proporcione um bom ângulo para observar a bola lançada, a base, o defensor apanhando a bola e o batedor-corredor.  
Em bolas rebatidas para o espaço entre a 3ª base e um ponto (não muito afastado) à esquerda da posição normal do defensor da 2ª base, deve movimentar-se para o território ”fair” e parar numa posição de onde possa acompanhar a trajetória da bola lançada e observar a jogada. Deve permanecer afastado da base cerca de 5 a 6m.
 Em bolas rebatidas na direção do defensor da 1ª base, para o lado esquerdo extremo do defensor da 2ª base e para o jardim direito (“rightfield”), deve movimentar-se para a frente, em território “foul”, e permanecer próximo ao “coach’s box” (área destinada ao “coach”), mantendo uma distância de 5 a 6m da base. Dessa posição deve acompanhar a trajetória da bola lançada e observar a jogada.
Em jogada dupla (“double play”) na 2ª base, deve mover-se um pouco na direção da 2ª base e observar o lance naquela base. Em seguida, deve afastar-se rapidamente, com a cabeça e os olhos voltados para a bola, e permanecer em território “fair”, mantendo uma distância de 5 a 6m da base. Dessa posição deve acompanhar a trajetória da bola lançada da 2ª base e observar a jogada sobre o batedor-corredor.
Temos notado que em bolas lançadas das proximidades do “home plate” muitos árbitros permanecem na área “foul” para observar a jogada. Isso deve ser evitado. O posicionamento que recomendamos é dentro do território “fair”.
LEMBREM-SE SEMPRE. POSICIONAMENTO NA ÁREA “FOUL” SOMENTE EM TRÊS SITUAÇÕES:
(1) QUANDO A BOLA É REBATIDA NA DIREÇÃO DO DEFENSOR DA 1ª BASE. 
(2) QUANDO A BOLA É REBATIDA PARA O LADO ESQUERDO EXTREMO DO DEFENSOR DA 2ª BASE.
(3) QUANDO A BOLA É REBATIDA PARA O JARDIM DIREITO.
(1) e (2): Ocasionalmente o árbitro deve posicionar-se em território “fair” (quando o defensor apanha a bola nas proximidades da linha de base, por exemplo). 

Sem comentários:

Enviar um comentário