quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

INTERFERÊNCIA E OBSTRUÇÃO

Muitos confundem INTERFERÊNCIA (da ofensiva) com OBSTRUÇÃO. Quem já não viu alguém usando o termo INTERFERÊNCIA para se referir a uma OBSTRUÇÃO; ou vice-versa. Mas a confusão não é só quanto ao emprego desses termos; o lance em si tem suscitado dúvidas aos técnicos, “coaches”, jogadores, aficionados etc. Vemos, com frequência, um técnico reclamando a marcação de uma INTERFERÊNCIA (da ofensiva), quando, na realidade, o lance é de OBSTRUÇÃO; ou vice-versa.  
INTERFERÊNCIA (da ofensiva): Ocorre uma Interferência (da ofensiva) quando um membro da equipe na ofensiva estorva, impede ou confunde um defensor que está tentando fazer uma jogada.
 [Beisebol: Regra 2.00 “INTERFERENCE” (a)]
(Softbol: Regra 1 – Seção 60a)
OBSTRUÇÃO:
Beisebol - Ocorre uma Obstrução quando um defensor que, sem estar de posse da bola, e sem estar em ação para apanhar a bola, impede o avanço de um corredor.
 (Regra 2.00 “OBSTRUCTION”)
Softbol - Ocorre uma Obstrução quando:
a)      Um jogador ou membro da equipe na defensiva estorva ou impede que um batedor gire o “bat” ou rebata uma bola arremessada.
b)      Um defensor impede o avanço de um corredor ou batedor-corredor que está correndo as bases legalmente enquanto: (1) não está de posse da bola, ou (2) não está em ação para apanhar uma bola rebatida, ou (3) simula um toque (“fake tag”), sem estar de posse da bola, ou (4) está de posse da bola e empurra um corredor para fora da base, ou (5) com a bola na mão, mas sem estar em ação para fazer uma jogada sobre o corredor, estorva o avanço desse corredor.  
 (Regra 1 – Seção 66)
Interferência
Corredor na 1ª base e 2ª base. A bola rebatida, que pulou bem alto ao tocar o solo, encobriu o arremessador e atingiu o corredor da 1ª base nas proximidades da 2ª base. Como decidir este lance?
No beisebol, o corredor da 1ª base deve ser eliminado. A bola torna-se morta e ao batedor-corredor deve ser concedida a 1ª base. No softbol, o corredor da 1ª base deve ser eliminado somente se, na opinião do árbitro, algum defensor teria oportunidade de fazer uma jogada para concretizar uma eliminação.
[Beisebol: Regras 7.08 (f), 7.09 (k)]
(Softbol: Regra 8 – Seção 9k)
Obstrução
Corredor na 2ª e na 3ª bases. O corredor da 3ª base, que foi apanhado num “run-down play” (jogada de perseguição) entre a 3ª base e o “home plate”, tentou retornar à 3ª base, mas levou “touch” (foi tocado) depois de ter sido obstruído pelo defensor da 3ª base. No momento em que ocorreu a Obstrução, o corredor da 2ª base estava sobre a 3ª base.
Deve ser aplicada a regra de Obstrução. O corredor da 3ª base não é “out”. No beisebol, ele tem o direito de avançar para “home”;  no softbol, ele tem o direito de retornar à 3ª base. Tanto no beisebol, como no softbol, o corredor da 2ª base tem de retornar à 2ª base.  
[Beisebol: Regra 7.06 (a)]
(Softbol: Regra 8 – Seção 7b, Regra 8 – EFEITO – Seção 7b)

Sem comentários:

Enviar um comentário