segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CORREDOR DE CORTESIA

Um corredor machucou-se ao tentar chegar a uma base, deslizando.  Enquanto ele era atendido pelo médico, o técnico solicitou autorização para utilizar um companheiro, que também estava no jogo, como corredor substituto. O árbitro deve permitir isso?

Não. Um jogador cujo nome está na ordem de batedores de sua equipe não pode se tornar um corredor substituto de outro membro de sua equipe.

(Regra 3.04)

Nenhum jogador que estava no jogo e fora retirado por um substituto deve retornar como um corredor substituto.

[Comentário – Regra 3.04]
No softbol, um jogador que está no jogo pode ser usado como corredor no lugar do receptor que está ocupando uma base quando há dois eliminados. 
Regra 1 – Seção 97. “TEMPORARY RUNNER” (CORREDOR TEMPORÁRIO) (SOMENTE AR): Corredor Temporário é um jogador que pode correr no lugar do receptor –que está atuando no jogo– quando este, com dois “outs”, está ocupando uma base. O uso de Corredor Temporário é opcional para o “coach” da equipe na ofensiva. O Corredor Temporário tem de ser o jogador que, no momento em que o “coach” opta pelo seu uso, é o último da ordem de batedores e não está ocupando uma base. 
Comentário: Num esforço para acelerar o jogo, um jogador pode ser usado como corredor no lugar do receptor que está ocupando uma base quando há dois eliminados. Assim, o receptor terá tempo para se preparar e estar pronto para receber os arremessos de aquecimento no início do próximo “inning”.
Exemplo: No 1º “inning”, o Jogador “A”, primeiro batedor no “line-up”, acerta uma rebatida indefensável de uma base (“single”); o Jogador “B”, segundo batedor, é eliminado rebatendo um “fly”; o Jogador “C”, terceiro batedor, acerta um “single”; agora há corredor na 1ª base e 2ª base. O Jogador “D”, quarto batedor, é eliminado num “fly” (dois “outs”). O Jogador “E”, receptor e quinto batedor, acerta um “single”. Bases lotadas com dois “outs”. O “coach” da equipe na ofensiva aproxima-se dos árbitros e manifesta seu desejo de optar pelo uso de um corredor temporário no lugar do Jogador “E”, o receptor. O Jogador “D”, quarto batedor, é agora o último batedor no “lineup” e não está ocupando uma base; assim, ele pode ser usado como corredor temporário.

Sem comentários:

Enviar um comentário