terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SANGRAMENTO DURANTE O JOGO

Jogo Chicago White Sox vs. New York Mets. O arremessador do Mets iniciou o jogo com o nariz sangrando e continuou arremessando até o fim do meio-"inning".  

 
De acordo com uma instrução oficial do Commissioner’s Office datada de 17 de março de 1993, todos os árbitros da Associação Nacional devem seguir a norma da M.L.B. com relação a incidentes em que um jogador tem hemorragia durante um jogo.
Como a norma estabelece, “É importante que todos os árbitros saibam que algumas precauções que serão tomadas poderão causar pequenos atrasos num jogo. Por exemplo, se uma peça (ou peças) de roupa é(são) impregnada(s) de sangue ou outros materiais potencialmente infecciosos, tal indumentária deve ser removida imediatamente ou tão logo seja possível”.
Os árbitros são instruídos para usar o bom senso para aplicar esta instrução oficial. Demoras excessivas não devem acontecer, e em casos extremos a situação deve ser resolvida imediatamente. Na maioria dos casos, a expectativa é de que o problema possa ser resolvido entre “innings”; entretanto, pode haver casos em que a situação tem de ser cuidada imediatamente.  
Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues

No softbol, há uma regra que permite a utilização de um Jogador de Emergência –aquele requisitado para entrar no jogo, por um período de tempo definido, no lugar de um jogador que tem de sair do campo para cuidar de um ferimento com hemorragia (vide Regra 4 – Seção 11). No beisebol, não se utiliza Jogador de Emergência; o jogador que deixa o campo por causa de sangramento tem de ser substituído e não deve retornar ao jogo (vide Regra 3.03).

No beisebol da Little League, há uma norma –“PROCEDIMENTOS COM RELAÇÃO A DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS”– que deve ser seguida em caso de hemorragia durante o jogo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário