terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ÁRBITRO DE BASE - MOVIMENTAÇÃO, POSICIONAMENTO E TOMADA DE DECISÃO NUMA JOGADA DE TOQUE (“TAG PLAY”)

Numa jogada de toque (“tag play”), o árbitro deve estar perto do lance no momento de dar a decisão. 
 
Enquanto uma jogada está em andamento, o árbitro deve movimentar-se, sem desviar os olhos do corredor, da bola e do defensor que está se preparando para recebê-la.
 
Quando a bola e o corredor se aproximarem desse defensor, deverá posicionar-se adequadamente para observar o lance e dar a sua decisão. “Posicionar-se adequadamente”, neste caso, significa colocar-se numa posição que lhe permita ter uma visão perfeita do toque no corredor. O árbitro deve tomar cuidado para não assumir uma posição em que a visão do toque possa ser prejudicada por um defensor ou corredor.  Por exemplo, quando um corredor desliza para uma base (“sliding”), deve colocar-se numa posição de onde possa ver o(s) pé(s) do corredor se aproximando da base e o defensor executando o toque; deve observar se o toque acontece antes ou depois que o(s) pé(s) do corredor toca(m) a base. Quando um corredor ultrapassa a base, deslizando (“oversliding”), a decisão (“out” ou “safe”) deve ser dada depois de completada a jogada. Quando ocorre um choque entre o corredor e o defensor, num lance de “sliding”, o árbitro não deve decidir, precipitadamente, logo após o toque no corredor. Se a decisão for “Out”, deverá assegurar-se de que a bola se encontra na mão ou dentro da luva do defensor (poderá, inclusive, mandar o defensor mostrar a bola –poderá dizer: “MOSTRE A BOLA!” ou “ONDE ESTÁ A BOLA?”). Numa jogada em que o toque é feito antes de o corredor chegar a uma base, o árbitro deve dar a decisão somente após ter certeza de que o defensor não derrubou a bola (apontar com a mão esquerda e declarar “OUT!”, fazendo o gesto correspondente).
 
Os árbitros de base devem movimentar-se dentro do campo de tal forma que possam ter condições de acompanhar a jogada em determinada base, ou fora da base, e observar ocorrências como Interferência, Obstrução, “Line Out” etc.
 
a) MECÂNICA NA 1ª BASE
 
1) O árbitro deve aproximar-se da jogada. Quando o defensor sai da base para apanhar a bola lançada e tentar um toque no batedor-corredor, o árbitro deve ir rapidamente na direção da linha de “foul” (não deve ultrapassá-la, para evitar um choque com o batedor-corredor) a fim de observar a jogada e dar a sua decisão.
 
2) Se houver toque, deverá apontar com a mão esquerda e declarar “OUT!”, fazendo o gesto correspondente. Antes de declarar “OUT!”, poderá dizer: “TOCOU!” (ou "TATTI!"*).

3) Se não houver toque, deverá dizer: “NÃO TOCOU!” (ou “NO TOUCH!”) e, em seguida, declarar “SAFE!”, fazendo o gesto correspondente.
 
4) O árbitro deve declarar “SAFE!” somente depois que o batedor-corredor pisa a base (se esse batedor-corredor não tiver desviado mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque de um defensor).
 
b) MECÂNICA NA 2ª BASE E 3ª BASE
 
1) O árbitro deve movimentar-se rapidamente para chegar a uma posição que lhe permita ter um bom ângulo para observar o defensor apanhando a bola e, em seguida, o toque no corredor.
 
2) Deve tomar cuidado com a movimentação de outros defensores e com o curso da bola lançada.
 
*TATTI vem de “TOUCH” (tâtch), que quer dizer toque, contato etc. Dar TATTI, como costumamos dizer, é tocar o corredor (ou batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva.

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