Numa jogada de toque (“tag play”), o
árbitro deve estar perto do lance no momento de dar a decisão.
Enquanto uma jogada está em
andamento, o árbitro deve movimentar-se, sem desviar os olhos do corredor, da
bola e do defensor que está se preparando para recebê-la.
Quando a bola e o corredor se
aproximarem desse defensor, deverá posicionar-se adequadamente para observar o
lance e dar a sua decisão. “Posicionar-se adequadamente”, neste caso, significa
colocar-se numa posição que lhe permita ter uma visão perfeita do toque no
corredor. O árbitro deve tomar cuidado para não assumir uma posição em que a
visão do toque possa ser prejudicada por um defensor ou corredor. Por exemplo, quando um corredor desliza para
uma base (“sliding”), deve colocar-se numa posição de onde possa ver o(s) pé(s)
do corredor se aproximando da base e o defensor executando o toque; deve
observar se o toque acontece antes ou depois que o(s) pé(s) do corredor toca(m)
a base. Quando um corredor ultrapassa a base, deslizando (“oversliding”), a
decisão (“out” ou “safe”) deve ser dada depois de completada a jogada. Quando
ocorre um choque entre o corredor e o defensor, num lance de “sliding”, o
árbitro não deve decidir, precipitadamente, logo após o toque no corredor. Se a
decisão for “Out”, deverá assegurar-se de que a bola se encontra na mão ou
dentro da luva do defensor (poderá, inclusive, mandar o defensor mostrar a bola
–poderá dizer: “MOSTRE A BOLA!” ou “ONDE ESTÁ A BOLA?”). Numa jogada em que o
toque é feito antes de o corredor chegar a uma base, o árbitro deve dar a
decisão somente após ter certeza de que o defensor não derrubou a bola (apontar
com a mão esquerda e declarar “OUT!”, fazendo o gesto correspondente).
Os árbitros de base devem
movimentar-se dentro do campo de tal forma que possam ter condições de
acompanhar a jogada em determinada base, ou fora da base, e observar
ocorrências como Interferência, Obstrução, “Line Out” etc.
a) MECÂNICA NA 1ª BASE
1) O árbitro
deve aproximar-se da jogada. Quando o defensor sai da base para apanhar a bola
lançada e tentar um toque no batedor-corredor, o árbitro deve ir rapidamente na
direção da linha de “foul” (não deve ultrapassá-la, para
evitar um choque com o batedor-corredor) a fim de observar a jogada e dar a sua
decisão.
2) Se houver
toque, deverá apontar com a mão esquerda e declarar “OUT!”, fazendo o gesto
correspondente. Antes de declarar “OUT!”, poderá dizer: “TOCOU!” (ou "TATTI!"*).
3) Se não
houver toque, deverá dizer: “NÃO TOCOU!” (ou “NO TOUCH!”) e, em seguida,
declarar “SAFE!”, fazendo o gesto correspondente.
4) O árbitro
deve declarar “SAFE!” somente depois que o batedor-corredor pisa a base (se
esse batedor-corredor não tiver desviado mais de três pés (91,44 cm) do caminho
da base, para fugir do toque de um defensor).
b) MECÂNICA NA 2ª BASE E 3ª BASE
1) O árbitro
deve movimentar-se rapidamente para chegar a uma posição que lhe permita ter um
bom ângulo para observar o defensor apanhando a bola e, em seguida, o toque no
corredor.
2) Deve
tomar cuidado com a movimentação de outros defensores e com o curso da bola
lançada.
*TATTI vem de “TOUCH” (tâtch), que quer dizer toque,
contato etc. Dar TATTI, como costumamos dizer, é tocar o corredor (ou
batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva.
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