segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

LANCES OCORRIDOS EM JOGOS DO II CAMPEONATO BRASILEIRO DE BEISEBOL INTERCLUBE 70 ANOS (SETENTÃO), REALIZADO NO ESTÁDIO MIE NISHI

08/02/2014

Nenhum “out”, corredor na 1ª e 2ª base, rebatida “fly” na direção da 2ª base. O defensor da 2ª base e o interbases movimentaram-se para efetuar a defesa, mas a bola caiu na frente dos dois. Vendo isso, os corredores, que estavam fora de suas bases, correram para as bases seguintes. O interbases pegou a bola e pisou a 2ª base antes de o corredor da 1ª base alcançá-la. O corredor da 2ª base chegou tranquilamente à 3ª base. O árbitro de “home”, que havia declarado um “Infield Fly”, eliminou o batedor-corredor e deixou o corredor da 1ª base na 2ª base. A equipe na defensiva reclamou, alegando que o corredor da 1ª base deveria ter sido declarado “out” na 2ª base. O árbitro manteve a decisão.
 
Decisão correta. Para eliminar o corredor da 1ª base, o interbases teria de tê-lo tocado com a bola, já a situação de jogada força havia deixado de existir no momento em que o batedor-corredor foi eliminado pela regra de “Infield Fly”.

[Comentário – Regra 2.00 (“INFIELD FLY”)]

09/02/2014

1) Um “out”, corredor na 1ª e 2ª base, rebatida “fly” na direção da 1ª base. O árbitro da 1ª base aplicou a regra de “Infield Fly” e eliminou o batedor-corredor. O corredor da 1ª base permaneceu em contato com a “almofada”, mas o da 2ª base, da posição em que se encontrava (fora da base), correu para a 3ª base. O interbases recebeu a bola lançada pelo defensor da 1ª base, pisou a 2ª base e apelou ao árbitro da 2ª base sobre o avanço ilegal do corredor da 2ª base. Inicialmente, o árbitro não aceitou a apelação –talvez  tenha achado que o defensor da 1ª base derrubara a bola–,  mas , após a reclamação da equipe na defensiva, eliminou o corredor da 2ª base.

[Regras: 7.08 (d),  7.10 (a)]

2)  No momento em que o batedor fez meio-“swing”, a bola arremessada atingiu o seu braço direito. O árbitro de “home” aplicou a Regra 6.08 (b) e mandou o batedor à 1ª base. A equipe na defensiva reclamou, mas o árbitro, após consultar o árbitro da 3ª base, manteve a sua decisão (“hit by pitch”).
 
3) Para evitar ser atingido por um arremesso ‘in koona’*, o batedor moveu o “bat” ao afastar-se. O árbitro de “home” interpretou esse movimento como “swing” interrompido e declarou um “strike”. O técnico da equipe na ofensiva reclamou, mas o árbitro não mudou sua decisão.  

Sem comentários:

Enviar um comentário