quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

MUDANÇA DE DECISÃO EM REBATIDA "FLY"

Aconteceu num jogo da NCAA  National Collegiate Athletic Association. Corredor na 1ª e 2ª base, nenhum “out”, “fly” para “centerfield” (jardim central). O jardineiro central apanhou a bola no ar e, no lance seguinte (ou seja, no ato do lançamento), derrubou-a. O árbitro da 1ª base sinalizou que não houve “catch” (pegada legal). O corredor da 2ª avançou à 3ª base; o da 1ª permaneceu na base. O interbases recebeu a bola devolvida pelo jardineiro central e pisou a 2ª base o corredor da 1ª foi declarado “out”.  O técnico da equipe na defensiva reclamou. Os árbitros recorreram ao “replay” e mudaram a decisão ("fly out"). Os corredores retornaram às bases que estavam ocupando.

Clique aqui para ver o lance.

Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou seja, no momento de retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS/“CATCH” (PEGADA LEGA)

CASOS  QUE PODEM SER REVISADOS EM JOGOS DA NCAA

1) "Fair" ou "Foul"? (a bola tem de tocar primeiro o solo ou um defensor além da posição inicial do defensor da 1ª base/3ª base).

2) Rebatida de duas bases ou "home run"?

3) Houve ou não "catch" (pegada legal) no campo externo ou no território "foul"?

4) A decisão sobre "catch" (houve pegada legal) ou "no catch" (não houve pegada legal) no campo interno pode ser mudada se ela resulta em terceiro "out" com corredores em base ou sem corredores em base.

5) Houve ou não Interferência do espectador?

6) Jogada no "home plate" em que o corredor tenta anotar ponto, inclusive colisões (ilegais e/ou "slidings"* maldosos) ou "time plays"*.

*"Sliding" = Ato de deslizar em direção a uma base.


*"Time Play" é aquela jogada na qual o ponto é contado ou não dependendo do momento em que o corredor toca o "home plate".


Sem comentários:

Enviar um comentário