segunda-feira, 11 de julho de 2011

BATEDOR-CORREDOR FORA DA FAIXA DE TRÊS PÉS

Corredor na 2ª base. “Ground Ball” (bola rebatida que vai rolando ou pulando sobre o solo) em direção à 3ª base. O defensor dessa base apanhou a bola e lançou-a à 1ª base –o batedor-corredor foi declarado “out”. Enquanto isso, o corredor da 2ª base passou pela 3ª base e arrancou para “home”. Vendo isso, o defensor da 1ª base tentou eliminá-lo, porém o lançamento feito ao receptor atingiu o batedor-corredor, que estava correndo fora da faixa de três pés (“three-foot lane”). O corredor que avançou para “home” deve ser eliminado de acordo com a Regra 7.09 (e)?

Não. O fato de o batedor-corredor ter sido atingido pela bola lançada pelo defensor da 1ª base enquanto corria fora da faixa de três pés não caracteriza uma Interferência. A bola permanece em jogo. O batedor-corredor que corre fora da faixa de três pés deve ser penalizado somente quando estorva o defensor que está recebendo a bola lançada à 1ª base, ou interfere numa bola lançada e impede que um defensor execute uma jogada na 1ª base. O batedor-corredor pode correr fora da faixa de três pés para evitar um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida.  

[Beisebol: Regra 6.05 (k), Comentário – 7.09 (e)]

 (Softbol: Regra 8 – Seção 2g – vide NOTA)

2 comentários:

  1. Hummm... Se bem entendi o enunciado do lance, quando o rebatedor-corredor estorvou o lance no home, ele já estava eliminado. Um jogador eliminado pode estorvar o andamento da partida?

    ResponderEliminar
  2. Não. O batedor-corredor pode continuar correndo depois de ter sido eliminado. Tal ato não deve ser julgado como uma intenção de estorvar a jogada seguinte.

    ResponderEliminar