sexta-feira, 30 de junho de 2017

BATEDOR-CORREDOR ESTORVA O DEFENSOR DA 1ª BASE QUE ESTÁ TENTANDO APANHAR UM “FLY”

Nenhum “out”, corredor na 2ª base. O batedor tentou um ‘okuri banto’*; a bola rebatida resultou em “fly” em direção à 1ª base. O defensor da 1ª base avançou e tentou efetuar a defesa, mas não conseguiu (ao chocar-se com o batedor-corredor, que estava correndo dentro da faixa de três pés, deixou a bola ir ao solo).  O árbitro de “home” sinalizou a falta cometida pelo batedor-corredor (Interferência da Ofensiva) e declarou-o eliminado. O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que o batedor-corredor não cometera Interferência, uma vez que estava correndo dentro da faixa de três pés e o choque ocorreu casualmente. Reclamou com razão?

Não. A decisão está correta.

[Regras: 7.08 (b) – vide NOTA 2, Regra 7.09 (j)]

Comentário – Regra 7.08 (b): Um corredor que é julgado ter estorvado um defensor que está tentando fazer uma jogada sobre uma bola rebatida deve ser eliminado, independente de o ato ter sido intencional ou não.

*‘Okuri Banto’ é aquela jogada através da qual o batedor “empurra” (faz avançar) um ou mais corredores por meio de “bunt”, sacrificando sua própria chance de alcançar a 1ª base. Muitos ainda utilizam este termo. ‘Okuri’ = mandar, enviar; ‘Banto’ = “bunt”. ‘Okuri Banto’ = “Sacrifice Bunt”.

Sem comentários:

Enviar um comentário