Com um “two-base hit” (rebatida de duas bases) o batedor
empurrou o corredor da 2ª base para “home”. O receptor pegou o “bat” e mostrou
ao árbitro que o cabo estava coberto com substância estranha acima do limite
permitido pela Regra 3.02 (c), ou seja, sobre uma extensão maior do que 18
polegadas (45,72 cm) da extremidade mais fina do “bat”. O batedor é “out”?
Não. O ponto é válido.
Comentário – Regra 3.02
(c): Se a substância
(alcatrão de pinho) for aplicada sobre uma extensão maior do que 18 polegadas
(45,72 cm), o árbitro, por sua iniciativa própria ou mediante reclamação da
equipe adversária, deverá mandar o batedor usar outro “bat”. O batedor poderá
usar o “bat” rejeitado, posteriormente no jogo, somente se o excesso de
substância for removido. Se não houver contestação antes de o “bat” ser usado,
a transgressão da Regra 3.02 (c) não anulará qualquer ação ou jogada no campo,
e protestos sobre tal jogada não serão permitidos.
Regra 3.02 (c) – NOTA:
Se o árbitro descobrir que o “bat” não está de acordo com as especificações do
item “c” da Regra 3.02 enquanto o batedor está ainda no “batter’s box”, ou
depois que esse “bat” tiver sido utilizado no jogo, isso não será motivo para
que o batedor seja declarado eliminado ou expulso do jogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário