quarta-feira, 29 de junho de 2022

ÁRBITROS - MOVIMENTOS BÁSICOS E GESTOS

 “INFIELD FLY”

a) Os árbitros devem observar se a bola pode ser agarrada por um defensor do campo interno mediante esforço comum. Quando o vento estiver forte, devem tomar muito cuidado; uma decisão apressada poderá causar problemas.

b) Quando um defensor do campo interno estiver embaixo da bola preparando-se para apanhá-la, ou seja, quando for evidente que a rebatida é um “infield fly”, o árbitro deve apontar para cima com a sua mão direita e declarar: “INFIELD FLY”. Os outros árbitros devem acompanhá-lo na decisão, fazendo o mesmo gesto.

c) Se a bola estiver perto das linhas de “foul”, o árbitro de “home” deve parar sobre a linha de “foul” (deve ter a linha entre as pernas) e declarar: “INFIELD FLY” SE FOR “FAIR” (erguer o braço direito e apontar para cima). Se a bola, sem ser tocada, cair ao solo em território “fair” e rolar ou saltar para o territóirio “foul”, antes de passar a 1ª ou a 3ª base, o árbitro deve declarar “FOUL BALL” e fazer o gesto correspondente. Se a bola, sem ser tocada, cair ao solo fora das linhas de “foul” e rolar ou saltar para o território “fair”, antes de passar a 1ª ou a 3ª base, o árbitro deve aplicar a regra de “infield fly”.

d) Aplica-se esta regra quando o batedor acerta um “fair fly” –exceto um “line drive” ou um “fly” resultante de “bunt”– que pode ser agarrado por  m defensor do campo interno mediante um esforço normal, na seguinte  situação: a 1ª e 2ª base, ou a 1ª, 2ª e 3ª base estão ocupadas e há menos  e duas eliminações.

OBSERVAÇÃO: Se o lance preencher todas as condições de um “Infield Fly”, a regra deve ser aplicada mesmo quando os árbitros deixam de apontar a ocorrência.

Sem comentários:

Enviar um comentário