Corredor
na 1ª base. Contagem de arremessos: 3 – 2 (três “balls” –
dois “strikes”). No arremesso seguinte o batedor iniciou o
“swing” e parou. O árbitro de “home” declarou o quarto
“ball”. O receptor não concordou com a decisão e pediu-lhe para
consultar um companheiro. O árbitro consultado mudou a decisão para
“STRIKE”, e o batedor foi eliminado (“strikeout”). O corredor
da 1ª base, que estava a caminho da 2ª base, foi tocado pelo
defensor da 2ª base (este estava com a bola que lhe foi lançada
pelo receptor).
O
corredor é “out”.
[Regra
5.09 (b) (4)]
Os
corredores de base têm de prestar atenção para a possibilidade de
o árbitro de base, ao ser consultado, mudar a decisão do árbitro
de “home” –de “BALL” para “STRIKE”–, porque, nesse
caso, correm o risco de serem eliminados pelo lançamento do
receptor. O receptor também tem de estar atento se, numa situação
de roubo de base, a decisão do árbitro de “home” for mudada
pelo árbitro de base consultado –de “BALL” para “STRIKE”.
Enquanto o árbitro de “home”
está consultando um companheiro sobre “half swing”, a bola está
em jogo.
[Comentário
– Regra 8.02 (c)]
Sem comentários:
Enviar um comentário