quarta-feira, 22 de julho de 2015

CORREDOR DESVIA DE UM DEFENSOR

Corredor na 1ª base, ‘noo auto’*. Jogada combinada: ‘hitto endo ran’*. O corredor inicia a    corrida no momento em que o arremessador está executando o arremesso. O batedor acerta uma rebatida “ground” na direção do espaço entre a 1ª e a 2ª bases.  O corredor desvia do caminho da base para evitar uma colisão com o defensor da 2ª base,  que está preparado para apanhar a bola. O defensor efetua a defesa e elimina o batedor-corredor na 1ª base. O corredor deve ser  declarado   “out”  por
ter desviado de um defensor?

Não, porque ele não desviou para evitar um ‘tatti’*. O corredor é obrigado a desviar de um defensor
que está em ação para apanhar uma bola rebatida.

[Regra 7.08 (a) (1)]

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans               

*‘Noo auto’ vem de “no out” = nenhum eliminado, nenhuma eliminação.

*‘Hitto endo ran’ vem de “hit and run” = bater e correr. É aquela jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

*‘Tatti’ vem de “touch” = toque, contato etc. Dar ‘tatti’, como  costumamos dizer,  significa   tocar  o corredor (ou batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário