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MOVIMENTAÇÃO, POSICIONAMENTO E TOMADA DE DECISÃO NUMA JOGADA DE TOQUE
(“TAG PLAY”)
Enquanto uma jogada está em
andamento, o árbitro deve movimentar-se, sem desviar os olhos do corredor, da
bola e do defensor que está se preparando para recebê-la. Quando a bola e o
corredor se aproximarem desse defensor, deverá posicionar-se adequadamente para
observar o lance e dar a sua decisão. “Posicionar-se adequadamente”, neste
caso, significa colocar-se numa posição que lhe permita ter uma visão perfeita
do toque no corredor. O árbitro deve tomar cuidado para não assumir uma posição
em que a visão do toque possa ser prejudicada por um defensor ou corredor. Por exemplo, quando um corredor desliza para
uma base (“sliding”), deve colocar-se numa posição de onde possa ver o(s) pé(s)
do corredor se aproximando da base e o defensor executando o toque; deve
observar se o toque acontece antes ou depois que o(s) pé(s) do corredor toca(m)
a base. Quando um corredor ultrapassa a base, deslizando (“oversliding”), a
decisão (“out” ou “safe”) deve ser dada depois de completada a jogada. Quando
ocorre um choque entre o corredor e o defensor, num lance de “sliding”, o
árbitro não deve decidir, precipitadamente, logo após o toque no corredor. Se a
decisão for “Out”, deverá assegurar-se de que a bola se encontra na mão ou
dentro da luva do defensor (poderá, inclusive, mandar o defensor mostrar a bola
–poderá dizer: “MOSTRE A BOLA!” ou “ONDE ESTÁ A BOLA?”). Numa jogada em que o
toque é feito antes de o corredor chegar a uma base, o árbitro deve dar a
decisão somente após ter certeza de que o defensor não derrubou a bola. Os árbitros de base devem
movimentar-se dentro do campo de tal forma que possam ter condições de
acompanhar a jogada em determinada base, ou fora da base, e observar
ocorrências como Interferência, Obstrução, “Line Out” etc.
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