terça-feira, 9 de agosto de 2022

SOFTBOL - SUBSTITUTO ILEGAL

1. Ocorre uma substituição ilegal quando um jogador entra no jogo sem ser anunciado ao árbitro.

2. O uso de um Substituto Ilegal é uma jogada de apelação, que tem de ser levada ao conhecimento do árbitro de “home” pela equipe prejudicada, enquanto esse jogador ilegal está no jogo.

3. Um jogador não terá infringido a regra de substituição até que um arremesso seja executado. Se o técnico da equipe infratora ou o jogador infrator informarem o árbitro antes da reclamação da equipe contrária, nenhuma infração deverá ser anotada, independentemente do tempo que o(s) jogador(es) tenha(m) permanecido ilegalmente no jogo.

PENALIDADE:

a) QUANDO O SUBSTITUTO ILEGAL ESTÁ NO ATAQUE:

1. Se é descoberto enquanto está no “batter’s box”, um substituto legal, ou o jogador abridor original (sujeito às regras de reingresso), assume a contagem de “ball” e “strike”. Qualquer avanço de corredores que ocorre enquanto o jogador ilegal está no “batter’s box” é válido.

2. Se é descoberto depois de completar a sua vez de bater, e antes do próximo arremesso, ele deve ser declarado eliminado, e qualquer avanço de corredores que ocorre como resultado de sua ação (uma Obstrução, um erro, por ter sido atingido por um arremesso, “ball four” ou um “hit”) é anulado.

3. Se é descoberto após completar a sua vez de bater, e depois do próximo arremesso, ninguém é eliminado, e qualquer avanço de corredores que ocorre enquanto ele está atuando como batedor é válido.

Se é descoberto enquanto está no jogo como corredor, um substituto legal, ou o jogador abridor original (sujeito às regras de reingresso), ocupa o seu lugar na base. Qualquer avanço nas bases feito pelo jogador ilegal é válido.

b) QUANDO O SUBSTITUTO ILEGAL ESTÁ NA DEFESA:

1. Se é descoberto depois de executar uma jogada, e antes do próximo arremesso, a equipe na ofensiva tem a opção de aceitar o resultado da jogada, ou fazer anular a jogada, retornando os corredores à última base que estavam ocupando no momento da jogada.

EXCEÇÃO: Se, nessa jogada, o batedor tiver completado a sua vez de bater, ele terá o direito de bater novamente, assumindo a contagem de “ball” e “strike” que tinha antes da descoberta do Jogador Ilegal, e os corredores terão de retornar para as bases que estavam ocupando no momento do arremesso.

2. Se é detectado depois de um arremesso ao batedor seguinte, toda(s) a(s) jogada(s) é(são) válida(s).

Em todos esses casos, o Jogador Ilegal é declarado um Jogador Desqualificado, e é removido do jogo.

NOTA: Se um Jogador Desqualificado retorna ao jogo, é declarado um “forfeited game” a favor da equipe adversária.

Sem comentários:

Enviar um comentário