domingo, 12 de maio de 2019

"INFIELD FLY" / BOLA DERRUBADA INTENCIONALMENTE

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. Fly para trás do arremessador. Os corredores permaneceram nas bases. Quando o interbases tentou efetuar a defesa, a bola tocou sua luva e foi ao chão. O arremessador, que estava nas proximidades, apanhou-a e lançou ao defensor da 3ª base; este, após pisar a base, lançou ao defensor da 2ª base e completou a jogada dupla (double play). O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que somente o batedor deveria ser eliminado pela Regra de Infield Fly.

Reclamação improcedente; a jogada é válida.

A Regra de Infield Fly deve ser aplicada somente quando um árbitro pelo menos se manifesta sobre o lance (ou seja, declara: “INFIELD FLY!”).

Os árbitros poderiam ter eliminado o batedor, se, na sua opinião, o interbases poderia ter agarrado a bola no ar, mas não o fez intencionalmente (nesse caso, a bola ficaria morta e os corredores retornariam para suas bases). Se, porém, a bola tivesse ido ao chão sem ter contato com o interbases, a jogada seria válida.

[Regras: 5.09 (a) (5), 5.09 (a) (12) – vide REGRA APROVADA, 5.09 (b) (6), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”]

Sem comentários:

Enviar um comentário