segunda-feira, 10 de abril de 2017

CORREDOR OBSTRUÍDO EM “RUN-DOWN PLAY”

Aconteceu num jogo de beisebol. O corredor da 1ª base ficou "preso" entre a 1ª e a 2ª bases num pickoff play*. Teve início um run-down play (jogada de perseguição). Ao tentar retornar, ele colidiu com o defensor da 1ª base, que não estava de posse da bola, nem estava em ação para apanhar a bola, e foi ao solo. O árbitro da 1ª base mandou-o para a 2ª base em razão da falta cometida pelo defensor (Obstrução).

Decisão correta. Foi aplicada a Regra 7.06 (a).

Quando está ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, o árbitro deve marcar a falta cometida pelo defensor da mesma maneira que quando declara TIME; a bola torna-se morta imediatamente quando o árbitro faz esse sinal.

*Pickoff Play = Jogada para segurar um corredor na base, ou “pegar” um corredor fora da base. Pickoff Play = Kensei.

No softbol, sempre que ocorre uma Obstrução, deve ser sinalizada uma Bola Morta Demorada (Delayed Dead Ball). A bola permanece viva até que a jogada seja concluída. Ao corredor obstruído, e a cada um dos corredores afetados pela Obstrução, será concedida a base que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido a falta do defensor. Se o corredor obstruído é eliminado antes de chegar à base que teria alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução, deve ser declarada uma bola morta. Ao corredor obstruído, e a cada corredor afetado pela Obstrução, será(ão) concedida(s) a(s) base(s) que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se a defensiva não tivesse cometido a falta. Um corredor obstruído nunca pode ser eliminado entre as duas bases onde ocorreu a Obstrução.

(Regra 8 – Seção 7b, Regra 8 – EFEITO – Seção 7b)

Sem comentários:

Enviar um comentário