Aconteceu num jogo de beisebol. O corredor da 1ª base ficou "preso"
entre a 1ª e a 2ª bases num pickoff play*. Teve início um run-down play
(jogada de perseguição). Ao tentar retornar, ele colidiu com o defensor da 1ª
base, que não estava de posse da bola, nem estava em ação para apanhar a bola,
e foi ao solo. O árbitro da 1ª base mandou-o para a 2ª base em razão da falta
cometida pelo defensor (Obstrução).
Decisão correta. Foi aplicada a Regra 7.06 (a).
Quando está ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, o árbitro
deve marcar a falta cometida pelo defensor da mesma maneira que quando declara
TIME; a bola torna-se morta imediatamente quando o árbitro faz esse sinal.
*Pickoff Play = Jogada para segurar um corredor na base, ou “pegar”
um corredor fora da base. Pickoff Play = Kensei.
No softbol, sempre que ocorre uma Obstrução, deve ser sinalizada uma
Bola Morta Demorada (Delayed Dead Ball). A bola permanece viva até que a
jogada seja concluída. Ao corredor obstruído, e a cada um dos corredores
afetados pela Obstrução, será concedida a base que, na opinião do árbitro,
teriam alcançado se não tivesse ocorrido a falta do defensor. Se o corredor
obstruído é eliminado antes de chegar à base que teria alcançado se não tivesse
ocorrido a Obstrução, deve ser declarada uma bola morta. Ao corredor obstruído,
e a cada corredor afetado pela Obstrução, será(ão) concedida(s) a(s) base(s)
que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se a defensiva não tivesse
cometido a falta. Um corredor obstruído nunca pode ser eliminado entre as duas
bases onde ocorreu a Obstrução.
(Regra 8 – Seção 7b, Regra 8 –
EFEITO – Seção 7b)
Sem comentários:
Enviar um comentário