(1) Bases cheias, um eliminado. O defensor da 3ª base derrubou uma bola "fly" declarada "Infield Fly". O corredor da 3ª
base deu alguns passos em direção ao “home” e retornou. O receptor, de posse da bola que recebera do 3ªB, pisou o “home
base” e, em seguida, tocou o batedor-corredor, que estava parado nas proximidades do “batter’s box”. O árbitro de “home” eliminou o corredor da 3ª base e o
batedor-corredor, aplicando as Regras 7.08 (e) e 6.05 (j). O técnico da equipe na ofensiva reclamou, e aí
o erro foi corrigido –o batedor-corredor foi declarado “out” pela Regra de
“Infield Fly” [Regra 6.05 (e)] e o corredor da 3ª base permaneceu na sua base.
(2) Bases cheias, contagem de arremessos: 1 – 2 (um “ball” – dois
"strikes”). O arremesso seguinte, que estava passando lentamente na altura do ombro do
batedor, atingiu-o (o batedor não tentou se esquivar da bola). O árbitro de “home”
concedeu-lhe a 1ª base. A equipe na defensiva
reclamou, mas a decisão (“hit by pitch”) foi mantida.
Como o batedor não tentou evitar ser atingido pela bola, o árbitro deveria ter declarado um "ball".
(3) Corredor na 2ª base, um “out”, contagem de arremessos 2 – 1 (dois “balls” – um “strike”). A bola rebatida subiu pouco, e quando estava caindo na frente do “home plate” foi agarrada legalmente pelo receptor. O batedor foi declarado “out” (“fly out”) –foi aplicada a Regra 6.05 (a). O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que o árbitro não deveria ter eliminado o batedor, e sim declarado um “foul tip”, já que a bola alcançou pequena altura.
Como o batedor não tentou evitar ser atingido pela bola, o árbitro deveria ter declarado um "ball".
[Regra 6.08 (b) (2)]
(3) Corredor na 2ª base, um “out”, contagem de arremessos 2 – 1 (dois “balls” – um “strike”). A bola rebatida subiu pouco, e quando estava caindo na frente do “home plate” foi agarrada legalmente pelo receptor. O batedor foi declarado “out” (“fly out”) –foi aplicada a Regra 6.05 (a). O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que o árbitro não deveria ter eliminado o batedor, e sim declarado um “foul tip”, já que a bola alcançou pequena altura.
Reclamou sem razão. No beisebol, deve ser declarado um “foul tip” somente quando a bola
rebatida vai brusca e diretamente do “bat” às mãos do receptor e é agarrada
legalmente.
(Definições de Termos: “FOUL TIP”)
No softbol, “foul tip” é uma bola rebatida que:a) Vai diretamente do “bat” às mãos do receptor.
b) Não sobe além da cabeça do batedor.
c) É agarrada legalmente pelo receptor
(Regra 1 – Seção 39)
Sem comentários:
Enviar um comentário